Notícia no detalhe
Folclore: 2º dia de pura animação com grupos de acesso
O segundo dia da III Semana do Folclore começou bastante animado com os desfiles dos bois pintadinhos. O evento está sendo realizado no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). O Boi Pimenta abriu a noite de sábado (23). O boi, que briga por uma vaga no Grupo Especial, homenageou dois moradores do Parque Aurora: Cabeça e Bia de Os Psicodélicos, em reconhecimento aos serviços que prestam a comunidade.
Com 20 minutos de atraso, o Boi Nova Aurora foi o segundo a desfilar, mas não faltou animação aos componentes, mesmo com o risco de perder pontos de concentração. O boi fez uma homenagem ao popular morador do Parque Aurora Wellington Corrêa, o Maizena, que é o atual presidente da Associação de Moradores do bairro. Maizena foi jogador de futebol.
O terceiro boi do Grupo de Acesso a desfilar no Cepop foi o Ferrão, uma das agremiações mais antigas da cidade. Com o tema “A simples vida e cultura do povo da roça”, os componentes de Tocos mostraram toda a irreverência dos campistas da Baixada Campista. Boi Ferrão se notabilizou pelo desfile que faz todos os carnavais nas ruas do distrito.
Chamego foi o quinto boi a desfilar na noite deste sábado. Os componentes apresentaram na avenida uma homenagem ao Estado de Minas Gerais, com o tema “Folclore e Folguedos Mineiros”. A azul e branco da Penha desfilou com 13 alas, entre elas uma festa caipira que arrancou aplausos do público nas arquibancadas.
Em seguida foi a vez do Boi Deita e Rola, que levou para o Cepop o enredo “No palco da música o folclore canta Vado do Pagode”, em homenagem ao sambista e intérprete Vado do Pagode. A história vai desde pequeno, quando já sonhava em ser músico e jogador de futebol. Mas foi no mundo do samba que ele se criou, formando vários grupos de pagode. Destaque para a ala das baianinhas e a que representava os dois times de paixão de Vado: Flamengo e Goytacaz.
E fechando os desfiles do Grupo de Acesso, o Boi Sacudo apresentou o enredo “A da dança e O do folclore, lado a lado na cultura popular”. A agremiação viajou pelo mundo da dança, que é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Algumas alas encenaram as danças folclóricas, como samba de roda, frevo, maracatu, baião e quadrilha.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
- 17/09/2025 17:09:10 Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
- 17/09/2025 16:59:36 Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
- 17/09/2025 16:47:04 Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
- 17/09/2025 16:35:55 Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
1709 17h09Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
1709 16h59Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
1709 16h47Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
1709 16h35Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles