Notícia no detalhe
Descobertas da neurociência no Seminário de Educação Infantil
A abordagem sobre as novas descobertas da neurociência no desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida marcou o Seminário de Educação Infantil nesta quarta-feira (20). A capacitação foi voltada para profissionais que trabalham com crianças até cinco anos na rede municipal de ensino e aconteceu durante o dia no Teatro Municipal Trianon, tendo como palestrante a professora Elvira Souza Lima, que fez pós-doutorado em Antropologia e Psicologia.
O evento “Diversos saberes na construção do conhecimento na Educação Infantil” faz parte das comemorações pela Semana Nacional da Educação Infantil, instituída em 2012. Na abertura do seminário, a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), Marinéa Abude, destacou a importância de utilizar o conhecimento científico para ajudar os profissionais de educação a lidar com as crianças no dia a dia.
- Preocupar-se com a educação infantil é cuidar do nosso futuro. As crianças precisam ser compreendidas, receber carinho, atenção desde os primeiros meses de vida. Estamos empenhados nesse cuidado, pois as nossas creches são modelos para muitos municípios vizinhos que nos visitam com o objetivo de conhecer o trabalho. As nossas unidades já atendem mais de 50% da demanda - pondera, lembrando que prefeitura já conseguiu superar a meta do Plano Nacional de Educação, que prevê atendimento de 50% da demanda em 2024.
Para a palestrante Elvira, graças à neurociência está sendo possível estudar o cérebro humano em funcionamento, o que representa uma verdadeira revolução nas descobertas do desenvolvimento na primeira infância.
- Já sabemos que as crianças estão em desenvolvimento desde o útero materno. Os primeiros cinco anos são fundamentais para a formação da memória delas, quando estabelecem o ser de cultura, das atividades. Faz parte da genética humana se desenvolver a vida toda, inclusive na fase adulta. Daí a importância de momentos como esse proporcionado aos professores, de formação continuada. Sem essa capacitação periódica, acabamos esquecendo muita coisa - diz.
O seminário contou, também, com a apresentação da Banda Maria Auxiliadora Freitas e do Grupo Gotta, da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado Silva.
Últimas Notícias adicionadas
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município