Notícia no detalhe
Cerest: Vigilância de Populações Expostas a Contaminantes Químicos
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Norte Fluminense (Cerest) dispõe de um Núcleo de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos (Vigipeq). O núcleo visa desenvolver ações de vigilância em saúde, com o objetivo de intensificar a adoção de medidas de prevenção, promoção e atenção integral à saúde de populações expostas a este tipo de produto.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, o órgão já deu início a um trabalho para detectar casos de trabalhadores rurais acometidos por doenças ocupacionais causadas pelo uso de agrotóxico. Agora, os técnicos estão iniciando um segundo projeto de mapeamento de exposição de trabalhadores ao benzeno.
- O benzeno é um composto tóxico, cujos vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência. Se inalados em pequenas quantidades por longos períodos, causam sérios problemas sanguíneos, como leucopenia. É uma substância usada como solvente e matéria-prima básica na produção de muitos compostos orgânicos importantes, como fenol, anilina, trinitrotolueno, plásticos, gasolina, borracha sintética e tintas – explicou o secretário de Saúde.
O Centro está funcionando em novo endereço. A atual sede é maior e fica na Rua Siqueira Campos, 152, Pelinca. “O Cerest é um polo regional que atua como apoiador técnico dos programas de saúde do trabalhador dos municípios da região Norte Fluminense, inclusive o Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past), da Secretaria de Saúde de Campos”, disse a coordenadora do órgão, Amanda Ribeiro.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/05/2026 19:42:45 Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
- 25/05/2026 19:28:26 Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
- 25/05/2026 19:17:11 GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
- 25/05/2026 18:26:51 Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
- 25/05/2026 18:08:42 Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
2505 19h28Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
2505 19h17GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
2505 18h26Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
2505 18h08Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
2Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
3Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
4Provas do concurso público da educação de Campos aplicadas neste domingo
5Inscrições online para processo seletivo da Assistência Social já estão abertas
6Concurso da Educação tem grande adesão e reforça confiança na rede pública





















