Notícia no detalhe
Cerest: Vigilância de Populações Expostas a Contaminantes Químicos
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Norte Fluminense (Cerest) dispõe de um Núcleo de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos (Vigipeq). O núcleo visa desenvolver ações de vigilância em saúde, com o objetivo de intensificar a adoção de medidas de prevenção, promoção e atenção integral à saúde de populações expostas a este tipo de produto.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, o órgão já deu início a um trabalho para detectar casos de trabalhadores rurais acometidos por doenças ocupacionais causadas pelo uso de agrotóxico. Agora, os técnicos estão iniciando um segundo projeto de mapeamento de exposição de trabalhadores ao benzeno.
- O benzeno é um composto tóxico, cujos vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência. Se inalados em pequenas quantidades por longos períodos, causam sérios problemas sanguíneos, como leucopenia. É uma substância usada como solvente e matéria-prima básica na produção de muitos compostos orgânicos importantes, como fenol, anilina, trinitrotolueno, plásticos, gasolina, borracha sintética e tintas – explicou o secretário de Saúde.
O Centro está funcionando em novo endereço. A atual sede é maior e fica na Rua Siqueira Campos, 152, Pelinca. “O Cerest é um polo regional que atua como apoiador técnico dos programas de saúde do trabalhador dos municípios da região Norte Fluminense, inclusive o Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past), da Secretaria de Saúde de Campos”, disse a coordenadora do órgão, Amanda Ribeiro.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa