Notícia no detalhe
Dia Municipal da Família reúne políticos e religiosos na Câmara
O primeiro ano de comemoração pelo Dia Municipal da Família, em Campos, nesta quinta-feira (14), reuniu autoridades políticas e religiosas no plenário da Câmara de Vereadores. A Prefeita Rosinha Garotinho participou da solenidade defendendo uma sociedade menos violenta a partir do fortalecimento da família por iniciativas políticas e, também, de amor a Deus.
O evento foi comandado também pelo Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz; bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Dom Fernando Rifan; o presidente da Associação dos Evangélicos de Campos (AEC), apóstolo Renan Siqueira Tavares; a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), Marinéa Abude; e a vereadora Maria Auxiliadora Freitas, autora do projeto de lei que instituiu a data comemorativa.
Rosinha Garotinho aproveitou para protestar contra os altos índices de maus tratos e violência cometidos dentro de casa com crianças e idosos e lamenta a dificuldade de falar de Deus nos dias atuais, inclusive, dentro das escolas.
- O evento não é político. Mas não consigo desassociar esta data nem da política nem da religião. Porque precisamos de gente para fazer leis. Por outro lado, a família foi construída por Deus. É a menina dos olhos de Deus. Mas cada vez mais, o amor está se tornando descartável, resultando em relacionamentos fracassados e aumento da violência. É importante lembrar que através da família teremos a sociedade que sonhamos - expõe.
Para Marinéa Abude, quem educa predispõe a passar valores, personalidade e formar o caráter dos filhos. “A família é o alicerce dos seres humanos, quem dá carinho e também estabelece limites. Capaz de formar cidadãos conscientes do dever e da obrigação social”, destaca a secretária, que contou também com a presença de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Durante o dia, a data foi trabalhada nas escolas com a comunidade.
O bispo Dom Rifan deu uma dica para o fortalecimento da família: “Não adianta falar muito. Adianta é o exemplo. É na família, com exemplos de honestidade, que aprendemos a repartir, o dom da humildade e a conviver com as diferenças”, acrescentou.
Segundo o apóstolo Renan Siqueira, Campos se destaca entre dezenas de outras cidades por celebrar um dia para a família, algo que não é humano, mas divino. “A sociedade é o retrato do que é a família, que deve ser construída diariamente”, discursa.
Já Dom Roberto reforça os valores de pai, mãe e filho como formadores de uma base familiar. “A família é o melhor ecossistema, o santuário da vida. Sem ela, acaba o planeta. Precisamos do trabalho de recuperação dos valores e princípios de cidadania”.
A solenidade foi iniciada com execução do hino Nacional e a Campos dos Goytacazes; houve apresentação da canção “Um canto de Paz”, por Eliana Carneiro; apresentação infantil do Grupo Gotta; e testemunho do casal evangélico – João e Vera Lúcia de Carvalho – e do casal católico – Antônio e Maria de Fátima Zaia.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 10:08:54 Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
- 14/05/2025 08:22:59 Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
- 14/05/2025 08:10:43 City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
- 14/05/2025 07:50:49 Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
1405 08h22Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
1405 08h10City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
1405 07h50Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
1305 17h15Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado