Notícia no detalhe
Curso sobre farmacologia clínica para profissionais da ESF
O Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) da Secretaria Municipal de Saúde realizou capacitação sobre farmacologia clínica para os profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF). O curso aconteceu nesta quarta-feira (13) e beneficiou médicos, dentistas e enfermeiros. Os farmacêuticos Silvia Sales e Marlos Otoni ministraram a capacitação.
Eles falaram sobre a política municipal de assistência farmacêutica; a padronização de medicamentos conforme perfil epidemiológico e base científica atual; armazenamento, dispensação e aquisição dos medicamentos; relação Municipal de Medicamentos (REMUME); aspectos legais da prescrição médica, odontológica e de enfermagem; entre outros assuntos.
Segundo o secretário de Saúde, Doutor Chicão, a Subsecretaria de Atenção Básica promove, quinzenalmente, cursos para os profissionais da ESF que atuam nas 11 Unidades Básicas de Saúde da Família de Campos. As capacitações integram a política de educação permanente da Secretaria. Temas como hanseníase, atendimento à criança e ao adolescente já foram abordados.
- Em cada encontro discutimos um assunto diferente. O objetivo é mostrar pros profissionais da ESF os programa e áreas técnicas. Esse é o espaço técnico de aproximação das equipes da ponta com nossos programas. Queremos garantir uma Atenção Básica de qualidade e, por isso, as capacitações visam aumentar o diálogo da assistência básica com as especialidades médicas – explicou o secretário de Saúde.
A Prefeitura reativou a Estratégia em 11 locais: Morangaba, Conceição do Imbé, Lagoa de Cima, Pernambuca, Ponta da Lama, Quilombo, Dores de Macabu, Aldeia, Terra Prometida, Murundu e São Martinho. A implantação será gradativa nos demais pontos da cidade. Além disso, o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) já está contemplando outras 35 áreas desde 2011. Mais de 36 mil pessoas foram cadastradas pelos agentes, o equivalente a 11 mil famílias.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
- 17/09/2025 17:09:10 Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
- 17/09/2025 16:59:36 Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
- 17/09/2025 16:47:04 Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
- 17/09/2025 16:35:55 Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
1709 17h09Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
1709 16h59Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
1709 16h47Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
1709 16h35Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles