Notícia no detalhe
Projeto Nascer inaugura sala de vacina na maternidade Lílian Neves
O projeto Nascer em Campos inaugurou nesta quinta-feira (7) a sala de vacinação na Maternidade Lílian Neves, em parceria com o Grupo IMNE. O projeto é ligado ao Programa Municipal de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (Paisca) da Secretaria de Saúde. A médica e coordenadora do programa, Nazareh Félix, representou o vice-prefeito e secretário de saúde, Doutor Chicão.
- A partir de agora, por iniciativa da Secretaria de Saúde, toda criança que nascer na maternidade já sairá documentada, com registro de nascimento e com as vacinas em dia para o primeiro mês de vida: hepatite B e BCG (tuberculose). Isso nos dá a certeza de que as crianças serão imunizadas e estarão protegidas, pois muitas mães atrasam as vacinas. Nosso objetivo é garantir que os cartões de vacinação estejam em dia, reduzindo o número de doenças – ressaltou a médica.
Clarice Ferreira Nascimento nasceu terça-feira (5) e recebeu alta nesta quinta-feira (7). Ela foi a primeira criança nascida na maternidade a ser beneficiada pela sala de vacinação. “É muito mais prático vacinar aqui do que depois ter que procurar um posto de saúde, é bem melhor e aumenta nossa segurança”, disse a avó Gilza dos Santos.
A avó de Matheus Henrique, Edilene Gomes, nascido quarta-feira (6), recebeu as orientações da enfermeira do projeto e falou sobre a importância da sala. “É muito importante que o bebê já saia daqui vacinado. A sala ficou linda e meu neto teve a sorte de inaugurar”, disse.
Outras maternidades - O serviço já foi implantado também no Hospital dos Plantadores de Cana e Hospital Beneficência Portuguesa. A medida contribui para aumentar a cobertura vacinal e diminuir o índice de mortalidade infantil. A vacina BCG protege contra as formas graves da tuberculose, como as ósseas, as miliares e as extrapulmonares, além da meningite tuberculosa.
Serviços - O projeto Nascer em Campos orienta às mães a respeito de assuntos, como teste do pezinho, amamentação, registro civil, primeiros cuidados com o bebê, calendário de vacinação, cuidados com a higiene, melhor maneira de colocar o bebê para dormir e alimentação pós-amamentação.
A equipe também distribui fraldas e kits com soro de reidratação oral. Profissionais do programa oferecem assistência nas maternidades diariamente, das 8h às 17h, inclusive nos finais de semana.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa