Notícia no detalhe
Visa-Campos capacita técnicos da estética e beleza
Preocupada com os riscos de transmissão de doenças como hepatite e micose, a Vigilância Sanitária de Campos dos Goytacazes ministrou essa semana, Curso de Capacitação em Biossegurança na Área da beleza e da Estética, direcionado aos microempreendedores que prestam serviços de manicure, pedicure, cabeleireiro, barbearia, depilação, podologia, estética facial e corporal, massagem relaxante, banho de ofurô, drenagem linfática, massagem estética e atividades similares. O encontro foi conduzido pelos profissionais de saúde Samila dos Santos, que é Enfermeira e Coordenadora do Setor de Farmácia e Vinícius Alves, Fiscal de Saúde Pública e Educador Sanitário.
Esta foi uma oportunidade para os técnicos da área poderem discutir situações referentes à Vigilância Sanitária, que são de extrema importância para obter sucesso nos seus empreendimentos. “A Visa-Campos preocupa-se em formar profissionais que tenham a devida conscientização sobre os princípios da biossegurança no ambiente de trabalho, principalmente, quando se refere à saúde do público e do próprio profissional que está diariamente exposto a contaminações”, menciona, o Gerente da Vigilância Sanitária, Elden Pereira.
- Abordamos a importância da biossegurança no salão de beleza, onde o profissional aprende a organizar melhor sua rotina de trabalho, limpeza ambiental, higiene pessoal, desinfecção e esterilização de ferramentas que entram em contato com os clientes, uso correto de equipamentos de proteção individual, além de contemplar o descarte seguro dos resíduos sólidos de forma a preservar o ambiente - disse Samila.
- Os cuidados básicos no salão de beleza ocorrem na preparação, desinfecção e esterilização de materiais utilizados nos procedimentos, por meio do autoclave. O Ministério da Saúde orienta a cada cliente para levar ao salão o seu próprio material de manicure, evitando, dessa forma, o contágio com instrumentos utilizados em outros clientes. O vírus da hepatite é muito resistente. Há estudos que indicam a sua sobrevivência fora do organismo por até uma semana. Instruir os novos profissionais significa protegê-los, garantindo a sua segurança e a dos seus clientes - acrescenta Samila Santos.
O gerente da Visa-Campos, Elden Pereira, ressalta que o profissional da beleza necessita nos dias de hoje, desenvolver competências para realizar tratamentos estéticos, respaldados nos conceitos de beleza integrada à saúde, para que os resultados sejam satisfatórios e ofereçam segurança para a qualidade de vida dos profissionais e dos usuários dos seus serviços, minimizando, ainda, a agressão ao meio ambiente.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/11/2025 17:08:54 Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
- 04/11/2025 16:44:36 Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
- 04/11/2025 15:44:13 Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
- 04/11/2025 15:07:55 Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
- 04/11/2025 13:07:42 Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
0411 16h44Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
0411 15h44Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
0411 15h07Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
0411 13h07Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















