Notícia no detalhe
Novos pontos firmados para o Festival Doces Palavras
Em nova reunião pública para discussão do planejamento do Festival Doces Palavras, na noite desta sexta-feira(1º), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com a presença de representantes dos, do secretário Wainer Teixeira e do presidente da Associação de Imprensa Camoista (AIC), Vitor Menezes, coordenador do evento, alguns pontos já ficaram bem definidos, como a necessidade de se atingir o objetivo de fazer com que o FDP dê ampla oportunidade aos autores locais de expor, divulgar e comercializar suas obras.
Outra questão reafirmada foi sobre a intenção de fazer com que os doces campistas sejam enfocados no evento como parte da identidade cultural da população, realizando um resgate e valorização de uma tradição.
Para tanto, serão realizadas ações pontuais durante o evento, como degustação e oficinas de doces e divulgadas pesquisas sobre sua história, assim como itens da nossa cozinha serão lembrados com a exposição de peças antigas da gastronomia no Jardim São Benedito, local onde se realizará o evento marcado para acontecer em setembro do próximo ano.
O Festival Doces Palavras terá ampla programação com enfoque na literatura e no doce, com várias atividades paralelas simultâneas. Entre os pontos debatidos na reunião estão a criação da Livraria do Autor Campista, para dar mais visibilidade aos autores da terra e a realização de documentários, além de intervenções poéticas, assim como shows de vários gêneros musicais, indo do erudito, passando pelo samba até o rock, entre outros. Também foi cogitada a realização de uma gincana cultural, de saraus e espetáculo lítero-musical. Será criado um site para divulgação das informações sobre o evento.
O secretário Wainer Teixeira disse que o projeto o encanta pela sua versatilidade e por ser focado genuinamente na nossa cultura. "Vejo o festival como um elemento em que podemos buscar a elevação da nossa autoestima, mostrando toda nossa riqueza cultural", observou o secretário, que pretende convidar, para a abertura, o ator campista Tonico Pereira, divulgador de Campos na mídia há muitos anos.
Vitor Menezes reafirmou o caráter diferenciado do festival, que pretende ser mais informal e um embrião de eventos como a Flip, de Paraty, se pautando mais na questão da valorização das pessoas que fazem literatura e participam ativamente também em outras áreas da produção cultural em Campos. Ele destacou que o FDP também terá a função de estimular o gosto e o interesse pela literatura nos jovens. A próxima reunião será dia 16, às 10 h, na Academia Campista de Letras.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda