Notícia no detalhe
CentroPop: reordenamento dos serviços de população de rua
Técnicos da Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE), da Secretaria da Família e Assistência Social, se reuniram na tarde desta quarta-feira (30) para avaliar o reordenamento de serviços dentro do Plano Municipal de Acolhimento a Pessoas em Situação de Rua. A reunião também serviu para discutir os fluxos de direcionamento dos usuários pela rede socioassistencial de Campos.
Entre as medidas propostas, está a de ampliação do horário de funcionamento do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPop) e a proposta de implantação de um comitê intersetorial voltado para de pessoas em situação rua, público hoje atendido também na Casa de Passagem, no Abrigo Lar Cidadão e na Associação Francisco de Assis (AFA), entidade co-financiada pelo município .
Conforme a diretora de Gestão do SUAS, Aline Giovannini, em 2012, Campos fez o aceite de ampliação do co-financiamento do governo federal, para estruturar os serviços para população em situação de rua, firmando o compromisso de adequação da estrutura física dos equipamentos, de profissionais (principalmente para equipes do serviço de abordagem social) e da oferta de serviços, como horários de atendimento, alimentação, atividades para os usuários, tempo de permanência nos acolhimentos; tudo até junho de 2015.
- A primeira mudança foi separar o Centro Pop, equipamento exclusivo para a construção do atendimento e acompanhamento, da assistência à população de rua, da Casa de Passagem, que é para pessoas em trânsito, ganhou uma sede, aumentando o número de leitos de 18 para 30. O Abrigo Lar Cidadão, que é um acolhimento para um tempo maior de permanência, também ganhou novo espaço e passou de 10 para 20 leitos. Agora, estamos traçando novas propostas, para avançarmos mais”, falou.
A diretora de Proteção Social Especial, Ana Alice Alvarenga, fala das propostas. “Nossos acolhimentos são para um público de 18 a 59 anos e verificamos a dificuldade de vagas em acolhimentos para idosos. Muitas vezes, asseguramos o acolhimento, mas temos de informar ao MP que não conseguimos vaga nas entidades co-financiadas pelo governo federal. Esse é um ponto e outro é a ampliação do horário de funcionamento do CentroPop, que passará a ser até as 21h. Temos ainda os usuários que não aceitam acompanhamento ou acolhimento e, como população em situação de rua não é um fenômeno socioassistencial, pensamos em buscar soluções com outras secretarias e instituições, como o próprio Ministério Público, criando um comitê gestor, que ainda está sendo projetado”, explicou a diretora.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/09/2025 16:31:12 Estoque crítico: Hemocentro convoca doadores com máxima urgência
- 16/09/2025 15:50:55 Seis bairros recebem mutirão de combate ao Aedes aegypti entre quinta e sexta
- 16/09/2025 15:42:04 Abertura do IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais nesta terça-feira
- 16/09/2025 11:14:37 “Social + Perto”: Serviços ofertados nesta quarta também em parceria público-privada
- 16/09/2025 11:08:40 Projeto do Mais Ciência na Escola preserva memórias e tradição quilombola
Estoque crítico: Hemocentro convoca doadores com máxima urgência
1609 15h50Seis bairros recebem mutirão de combate ao Aedes aegypti entre quinta e sexta
1609 15h42Abertura do IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais nesta terça-feira
1609 11h14“Social + Perto”: Serviços ofertados nesta quarta também em parceria público-privada
1609 11h08Projeto do Mais Ciência na Escola preserva memórias e tradição quilombola
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles