Notícia no detalhe
Implantação da Rede Cegonha da Regional Norte discutida na CIR
Campos sediou, nesta quarta-feira (30), mais uma reunião da Comissão Intergestores Regional Norte (CIR), que tratou da implantação da Rede Cegonha nos municípios do Norte Fluminense. A coordenadora da Rede Cegonha da Secretaria Estadual de Saúde, Amanda Almeida, ministrou palestra para os representantes dos 8 municípios da Região Norte presentes na reunião, que aconteceu no auditório do Hospital Plantadores de Cana (HPC).
O diretor adjunto de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Renato Glória, e a coordenadora do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism), Elizabete Bastos, participaram do encontro, representando o vice-prefeito e secretário de saúde, Doutor Chicão.
Renato lembra que a Estratégia Rede Cegonha visa fortalecer um modelo de atenção à saúde que começa no planejamento familiar e na confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal, parto, pós-parto e até os dois primeiros anos de vida da criança. As ações previstas na Rede Cegonha têm o objetivo de qualificar toda a rede de assistência à saúde da mulher e do bebê, ampliando e melhorando as condições para que as gestantes possam dar à luz e cuidar de seus filhos de forma ainda mais segura e humanizada.
- A implantação da Rede Cegonha em Campos e nos outros municípios do Regional Norte já foi aprovada no Plano Regional da Rede Cegonha/Norte. O próximo passo será produzirmos uma carta-documento para os gestores desses municípios com as diretrizes da Estratégia, que deverão ser multiplicadas para toda a rede básica de saúde. O Hospital Plantadores de Cana é a referência hospitalar em maternidade de alto risco para esses 8 municípios – explicou o diretor adjunto.
Elogios - O médico e coordenador da Rede Cegonha do HPC, Fernando Luiz de Azevedo, elogiou a qualidade dos encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde da Família de Campos. “Temos recebido aqui no hospital um modelo bem mais aprofundado e completo, bastante detalhado, promovendo uma maior humanização no atendimento às nossas pacientes de alto risco”, disse o médico.
Estatística – De acordo com o médico Fernando Luiz, o HPC realizou, em 2013, 2.745 partos, sendo 80% de alto risco. Do total, 20% são de pacientes de outros municípios. Além disso, realizou, no mesmo ano, 4.725 consultas de pré-natal e mais cerca de 52 mil consultas no pronto-atendimento. “Esses atendimentos são 100% do SUS”, explicou.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa