Notícia no detalhe
Centro de Educação Ambiental inaugurado nesta quarta
Será inaugurado nesta quarta-feira (30), o Centro de Educação Ambiental (CEA), que tem mais de 500 m² de área construída, instalado em área contígua do moderno Aterro Sanitário Ecológico de Campos, que ocupa área de mais de 855 mil metros quadrados, no distrito de Conselheiro Josino. O CEA está situado em terreno elevado, num plano superior ao Aterro Sanitário que trata adequadamente de 350 toneladas/dia de lixo orgânico de Campos e cidades da região Norte e Noroeste Fluminense. O projeto arquitetônico do Centro segue as normas da sustentabilidade, com portas e janelas amplas para aproveitamento da luz natural, inclusive, no auditório e telhado especial que coleta água da chuva que é filtrada e guardada em reservatório de 20 mil litros.
Da mesma forma que o Aterro Sanitário Ecológico, todas as instalações do Centro de Educação Ambiental funcionam dentro dos princípios da sustentabilidade, com reservatório que recebe até 20 mil litros de água da chuva e painéis fotovoltaicos que produz energia solar, que alimenta todo o sistema elétrico, desde as lâmpadas e equipamentos elétricos das instalações, até as bombas de recalque e de água para lavar calçadas, banheiros e veículos, sem a necessidade de comprar energia da Ampla.
A implantação do Centro de Educação Ambiental consolida o status de Campos com município referência no Estado do Rio de Janeiro no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, conforme diretrizes da lei 12.305/2010. Além do CEA, a cidade já conta com amplo Programa de Coleta Seletiva de Lixo, que atualmente recolhe mais de 130 toneladas/mês de resíduos sólidos, ou seja, materiais recicláveis, e conta também com o Autoclave, equipamento que recebe todo lixo hospitalar da cidade e esteriliza a elevadas temperaturas, para depois disso destiná-lo ao Aterro Sanitário Ecológico. De acordo com o gerente do Aterro Sanitário Ecológico, Fábio Andrade, atualmente, além de Campos, o local recebe lixo dos municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Miracema e Laje do Muriaé.
O secretário de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Jorge Rangel, destaca os avanços observados em Campos em relação ao aspecto ambiental, além do tratamento dos resíduos sólidos. “Campos saiu na frente até mesmo da legislação federal, pois iniciou sua política pública para destinação do lixo reciclável antes da lei específica que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Estamos há apenas cinco dias do término do prazo para que os municípios estejam adequados à legislação, e ainda existem cerca de 1.700 cidades com até 300 mil habitantes e mais 16 capitais do Brasil que ainda continuam destinando o lixo para os lixões, agredindo o meio ambiente e afetando de alguma forma a saúde da população. Talvez esperaram prorrogação do prazo, mas o Governo Federal não vai ampliar o prazo e os prefeitos vão receber multas. Enquanto isso, aqui em Campos, estamos na frente, com a destinação do lixo e também no aspecto social, com atenção aos ex-catadores. Alguns receberam cursos de qualificação e foram absorvidos pelo mercado de trabalho (homens e mulheres), e outros vão atuar em cooperativas de reciclagem”, destaca o secretário.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















