Notícia no detalhe
CentroPop: dignidade e cidadania para pessoas em situação de rua
A Prefeitura de Campos vem desenvolvendo novos projetos para promover a socialização de pessoas, que por estarem rompidas com os familiares e não terem residência e trabalho fixos, acabam transformando logradouros públicos, como ruas, praças e jardins, em moradia. No Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPop), os assistidos, que têm na unidade, espaço para descanso, higiene, alimentação, atendimento social e psicológico, agora contam também, com uma sala de leitura e podem participar de diferentes oficinas e atividades.
Segundo a coordenadora do CentroPop, Márcia Helena Pereira, atividades que despertam a atenção dos assistidos são fundamentais para ocupar o tempo deles e tirar o interesse pelo reto às ruas.
- O CentroPop é a porta de entrada da assistência para pessoas em situação de rua. É o primeiro lugar buscado pelos que desejam resgatar sua cidadania, reatar com a família, obter tratamento para algum tipo de dependência química ou enfermidade, ser direcionado ao mercado de trabalho, ser, enfim, reinserido na sociedade – disse a coordenadora.
Ela ressalta que o CentroPop oferta um serviço especializado para pessoas de diferentes faixas etárias, diferentes graus de escolaridade e diferentes realidades de vida. “Por isso, buscamos diversificar as atividades, com oficinas de artesanato, desenho e outras, que possam ajudar nossos assistidos a se expressarem e terem novas expectativas de vida”, diz Márcia.
Os assistidos tiveram a oportunidade assistir ao Auto da Compadecida, filme nacional de drama e comédia baseado na obra do autor Ariano Suassuna. Na história, dois amigos, que muito pobres, percorrem o sertão nordestino e sobrevivem de pequenos golpes. Marcos André de Souza Martins, 33 anos, elogiou os projetos do CentroPop e falou da importância do trabalho de socialização, como o de juntar os assistidos para assistir a um filme.
- Este convívio é muito importante para todos nós. As atividades de lazer são fundamentais, porque entretem, e a rua é cruel. Estão tentando me reaproximar de minha família, mas isso é difícil no momento, porque que é preciso mostrar que estou mudando, demonstrar que tenho novo objetivo - disse o jovem, que pretender retomar os estudos e concluir o Ensino Médio. Marcos André, que está fazendo curso de salvatagem, foi encaminhado para a Casa de Passagem, unidade de acolhimento institucional da Secretaria da Família e Assistência Social.
O secretário Geraldo Venâncio informa que dados do CentroPop demonstram que, em sua grande maioria, as pessoas vistas em Campos como “moradoras de rua” são de outras cidades e estados. Das que são do município, aproximadamente 70% têm família e casa, elegendo a rua como forma de obter sustento.
Equipes multidisciplinares do CentroPop fazem o serviço de abordagem social, levando orientação a esse público nos pontos em que se concentram. A abordagem é feita diariamente pela manhã. Nas noites de segundas e quartas-feiras, é feito o mapeamento dos grupos que se concentram principalmente na Praça da República, Jardim São Benedito e proximidades do Teatro Municipal Trianon.
No CentroPop, os usuários podem passar o dia, tendo quatro refeições diárias, e são encaminhados pela rede socioassistencial para o atendimento de que precisam, como retirada de documentos, atendimento médico, inserção no mercado de trabalho ou mesmo para um acolhimento, como a Casa de Passagem, até que consigam resgatar os vínculos familiares e sociais. (Leia mais)
Últimas Notícias adicionadas
- 28/08/2025 08:47:47 Diretora de Nutrição Escolar de Campos ministra palestra para merendeiras de SFI
- 27/08/2025 19:06:14 Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
- 27/08/2025 18:28:29 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
- 27/08/2025 17:48:49 Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
- 27/08/2025 16:47:29 Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
Diretora de Nutrição Escolar de Campos ministra palestra para merendeiras de SFI
2708 19h06Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
2708 18h28Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
2708 17h48Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
2708 16h47Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia