Notícia no detalhe
Nutrição: 790 pacientes e 15 mil latas de leites especiais/mês
A Gerência de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde atende cerca de 790 pacientes e distribui aproximadamente 15 mil latas de leites especiais por mês. O setor faz não apenas a entrega dos leites, mas também o acompanhamento dos assistidos, com uma equipe médica especializada multiprofissional. Do total de pacientes beneficiados, 600 são crianças, como Cauã Lima, de um ano e três meses, com alergia à proteína do leite.
- Eu venho aqui desde os nove meses de vida dele e sempre fui muito bem atendida. Não houve uma única vez que eu tenha saído sem o leite para seu tratamento. É uma economia e tanto, nem sei o que faria se tivesse que comprar, já que por mês ele usa sete latas de leite. Se for para colocar na ponta do lápis, dá um dinheiro grande. Fico muito feliz em poder participar do programa de nutrição e saber que ele não beneficia só a meu filho, mas várias outras crianças que também precisam – disse a dona de casa, Lorena de Lima, 30 anos.
Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Doutor Chicão, a equipe multiprofissional, composta de pediatra, alergista pediátrico, gastropediatra, nutricionista e assistente social, acompanha os pacientes. A dispensação de leites especiais é apenas uma parte do processo realizado pelo Serviço de Alergia e Intolerância Alimentar.
- Campos é o único município do Estado a contar com um programa, que além de distribuir as fórmulas especiais, faz esse acompanhamento dos assistidos. Apenas Macaé tem um programa para distribuição dessas fórmulas, mas sem o acompanhamento. Nos demais municípios, o leite é garantido somente por meio de mandado judicial – afirmou Doutor Chicão.
De acordo com o gerente do setor, Cristiane Ambrósio, as fórmulas de leite são distribuídas após abertura de processo administrativo no Serviço Social. “Beneficiamos pessoas em risco nutricional e com necessidades especiais, pacientes com sonda nasoenteral ou gastrostomia, pacientes acamados com úlcera de decúbito, paciente oncológico em risco nutricional, com Doença de Crown, paciente renal em hemodiálise, crianças com quadros de alergia, intolerância alimentar e enteropatias, entre outras patologias”, destacou.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa