Notícia no detalhe
Prefeito Amigo da Criança: diretrizes apresentadas em reunião
O presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Thiago Ferrugem, e o secretário da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio, se reuniram com diretores e técnicos da secretaria nesta quarta-feira (16), para apresentar e explicar as diretrizes do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), projeto da Fundação Abrinq, que teve a adesão da Prefeitura de Campos para a gestão 2013-2016.
A Secretaria da Família e a Fundação, juntamente com as secretarias de Educação, Cultura e Esportes; de Saúde e de Controle Orçamentário e Auditoria, compõem o PPAC-Campos e deverão apresentar as ações para o Plano Municipal para a Infância e Adolescência, a ser votado em dezembro na Câmara Municipal de Campos.
O articulador municipal do Programa Prefeito Amigo da Criança, Thiago Ferrugem, explica que a Abrinq premia os municípios que mais se destacam no desenvolvimento de projetos que alcançam melhores resultados em quatro eixos nacionais: promoção de vidas saudáveis; acesso à educação de qualidade; proteção contra os maus-tratos, exploração e violência; e o Orçamento Criança e Adolescência (OCA).
- Campos já é um dos municípios brasileiros que mais investem na promoção e na proteção dos direitos da criança e do adolescente. O que queremos agora é elaborar ações e metas que possibilitem a padronização e a unificação de indicadores sociais e metas. Com isso, vamos ter uma intersetorialidade mais efetiva, evitando a sobreposição de ações das diferentes secretarias municipais que desenvolvem projetos para esse público e potencializando esses programas - destaca Thiago.
Segundo Thiago, o foco dos projetos a serem desenvolvidos para o Prefeito Amigo da Criança não será a transferência de renda para famílias socialmente vulneráveis, mas sim, um trabalho de desconstrução, junto a crianças e adolescentes, de uma cultura de violência.
O secretário Geraldo Venâncio disse que a Família e Assistência Social criará um grupo de trabalho interno, que atuará em parceria com o grupo da Fundação Municipal da Infância e da Juventude.
- A Secretaria e a Fundação compõem o eixo nacional de proteção contra os maus-tratos, exploração e violência de crianças e adolescentes. Hoje, foram apresentadas as diretrizes para diretores e técnicos de equipamentos da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial, como dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e outros - disse Venâncio.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18