Notícia no detalhe
Prefeito Amigo da Criança: diretrizes apresentadas em reunião
O presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Thiago Ferrugem, e o secretário da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio, se reuniram com diretores e técnicos da secretaria nesta quarta-feira (16), para apresentar e explicar as diretrizes do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), projeto da Fundação Abrinq, que teve a adesão da Prefeitura de Campos para a gestão 2013-2016.
A Secretaria da Família e a Fundação, juntamente com as secretarias de Educação, Cultura e Esportes; de Saúde e de Controle Orçamentário e Auditoria, compõem o PPAC-Campos e deverão apresentar as ações para o Plano Municipal para a Infância e Adolescência, a ser votado em dezembro na Câmara Municipal de Campos.
O articulador municipal do Programa Prefeito Amigo da Criança, Thiago Ferrugem, explica que a Abrinq premia os municípios que mais se destacam no desenvolvimento de projetos que alcançam melhores resultados em quatro eixos nacionais: promoção de vidas saudáveis; acesso à educação de qualidade; proteção contra os maus-tratos, exploração e violência; e o Orçamento Criança e Adolescência (OCA).
- Campos já é um dos municípios brasileiros que mais investem na promoção e na proteção dos direitos da criança e do adolescente. O que queremos agora é elaborar ações e metas que possibilitem a padronização e a unificação de indicadores sociais e metas. Com isso, vamos ter uma intersetorialidade mais efetiva, evitando a sobreposição de ações das diferentes secretarias municipais que desenvolvem projetos para esse público e potencializando esses programas - destaca Thiago.
Segundo Thiago, o foco dos projetos a serem desenvolvidos para o Prefeito Amigo da Criança não será a transferência de renda para famílias socialmente vulneráveis, mas sim, um trabalho de desconstrução, junto a crianças e adolescentes, de uma cultura de violência.
O secretário Geraldo Venâncio disse que a Família e Assistência Social criará um grupo de trabalho interno, que atuará em parceria com o grupo da Fundação Municipal da Infância e da Juventude.
- A Secretaria e a Fundação compõem o eixo nacional de proteção contra os maus-tratos, exploração e violência de crianças e adolescentes. Hoje, foram apresentadas as diretrizes para diretores e técnicos de equipamentos da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial, como dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e outros - disse Venâncio.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda