Notícia no detalhe
Abertas inscrições para casamento comunitário
A Secretaria Municipal de Justiça e Assistência Judiciária, em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), está com inscrições abertas para dois casamentos comunitários. O primeiro acontece no dia 28 de agosto, em Morro do Coco, contemplando casais da região Norte do município que queiram oficializar a união.
No dia 5 de setembro, será a vez de casais de Tocos e da Baixada Campista oficializarem a união no salão do Tribunal do Júri, no Fórum Maria Tereza Gusmão, no Centro da cidade. Os casamentos serão realizados a partir das 9h.
As inscrições podem ser feitas nos distritos de Morro do Coco e Tocos ou de segunda a sexta, a partir das 13h, na sala da Justiça Itinerante, instalada no Fórum Maria Tereza Gusmão, no Centro de Campos. Para ser beneficiado, o casal deve apresentar renda de até três salários mínimos.
— Vemos como de suma importância o casamento ser devidamente registrado, uma vez que proporciona a sensação de cidadania, de se ter o registro daquela união, que muitas das vezes já dura décadas, por falta de oportunidade ou de numerário para custear as despesas cartorárias sem afetar a mantença da família. Além disso, muitos casais não são reconhecidos pelo INSS no momento de um requerimento de pensão por morte de um dos cônjuges, colocando numa situação desconfortável, a família do falecido — destacou o secretário municipal de Justiça e Assistência Judiciária, Gilmar Lemos.
Para a inscrição, é necessária a apresentação de duas cópias e original do CPF e da carteira de identidade dos noivos, certidão de nascimento, caso os noivos sejam solteiros, ou certidão de casamento averbada divórcio; comprovante de residência, comprovante de renda, que pode ser carteira de trabalho ou contracheque; além de duas cópias do CPF e da carteira de identidade e duas testemunhas.
Em Morro do Coco, 50 casais devem oficializar a união, no dia 28 de agosto, em cerimônia a ser realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do distrito. As inscrições podem ser feitas no núcleo da Secretaria Municipal de Justiça e Assistência Judiciária, situada à Rua Nilo Peçanha com Rua Cardoso de Melo, s/n, ao lado do Cartório de Morro do Coco.
Também, a partir desta quinta-feira (17), o ônibus da Justiça Itinerante realizará visitas a cada 15 dias ao distrito e será mais uma oportunidade para os casais interessados, conforme destacou o subsecretário municipal de Justiça e Assistência Judiciária, Frederico Paes.
— Para o dia 5, cerca de 120 casais estão sendo esperados. As inscrições para este casamento podem ser feitas todas as terças-feiras, durante a visita do ônibus da Justiça Itinerante a Tocos ou na Sala de Justiça Itinerante, no Fórum, a partir das 13h, de segunda a sexta — acrescentou Frederico.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/12/2025 22:37:21 Casais selam a união em mais uma edição do Casamento Comunitário
- 22/12/2025 17:20:18 Publicado resultado final do Processo de Eleição de Gestores de escolas e creches
- 22/12/2025 17:00:01 Abrigo Manoel Cartucho celebra Natal com almoço especial
- 22/12/2025 15:36:30 Natal Social com muita diversão e magia natalina na Cidade da Criança
- 22/12/2025 14:58:45 Prefeitura vai inaugurar a primeira etapa da Orla de Guarus nesta terça-feira
Casais selam a união em mais uma edição do Casamento Comunitário
2212 17h20Publicado resultado final do Processo de Eleição de Gestores de escolas e creches
2212 17h00Abrigo Manoel Cartucho celebra Natal com almoço especial
2212 15h36Natal Social com muita diversão e magia natalina na Cidade da Criança
2212 14h58Prefeitura vai inaugurar a primeira etapa da Orla de Guarus nesta terça-feira
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















