Notícia no detalhe
Programa de Assistência Domiciliar promove desospitalização
O principal objetivo do Programa de Assistência Domiciliar (PAD), da Secretaria Municipal de Saúde, é a desospitalização. O programa atende pessoas que necessitam de assistência em sua própria residência, mas que não precisam necessariamente ficar internadas em hospitais. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, o PAD visa humanizar o atendimento em saúde e interromper o ciclo de reinternações frequentes em pacientes com patologias crônicas.
- O intuito é promover a desospitalização, ofertando uma melhor alternativa assistencial; reduzir o número e o tempo de internações; reduzir a morbimortalidade ao diminuir a exposição a infecções hospitalares; e otimizar leitos hospitalares. Atualmente o PAD atende cerca de 300 pessoas. São pacientes restritos ao leito. Alguns cadeirantes, por exemplo, podem buscar atendimento ambulatorial nas UBS e hospitais, e não necessariamente nos serviços do PAD – explicou o vice-prefeito.
Elizabeth Soares Dias Muniz, 56 anos, recebe assistência de três enfermeiras, que a ajudam a ter uma melhor qualidade de vida. A mãe dela, Lenita Soares Dias, 75 anos, disse que o PAD tem sido um alívio para a família. “Estamos muito satisfeitos com o PAD e com o trabalho das enfermeiras. As três que atendem aqui em casa já se tornaram parte da nossa família. A prefeitura está nos ajudando a administrar a doença, proporcionando conforto e dignidade à minha filha”, disse a mãe.
Equipe multiprofissional - A equipe do programa é composta por médico pediatra, clínico geral, assistente social, enfermeiro, fonoaudióloga, fisioterapeuta, nutricionista, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem. Pacientes em tratamento no âmbito do SUS, portadores de doenças crônico-degenerativas com incapacidade física permanente ou provisória, ou portadores de doenças agudas que também levam à incapacidade física permanente ou provisória são alguns dos pacientes assistidos pelo programa.
Para ter acesso ao serviço, as pessoas devem apresentar um quadro clínico que não recomende internação hospitalar. O encaminhamento é sempre feito pelos profissionais das unidades de saúde. O familiar deve apresentar laudo médico e documentos na sede do programa, na Rua Voluntários da Pátria, 875, Centro.
O serviço de Home Care é uma das vertentes do PAD e é destinado aos pacientes graves, de alta complexidade, que necessitam de mais recursos, como aspiração mecânica. No entanto, os serviços não isentam a participação do familiar junto à equipe técnica, conforme critérios do Ministério da Saúde.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
- 18/07/2025 16:19:27 Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
- 18/07/2025 16:09:49 “Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
1807 16h19Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
1807 16h09“Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda