Notícia no detalhe
“Loucos por acessórios” é sucesso entre atendidos do Caps III
O Projeto “Grife loucos por acessórios” é mais um dos diversos projetos implantados pelo Centro de Atendimento Psicossocial Dr. Romeu Casarsa (Caps III), através da Secretaria Municipal de Saúde, no processo de ressocialização dos atendidos no local. Entre os mais de 400 atendidos pelo Centro, cerca de 50 alunos participam das aulas de bijuteria, dentro do projeto, todas as sextas-feiras, das 8h às 12h.
Há mais de cinco anos participando do projeto, que realiza trabalhos manuais com bijuterias, para vender e arrecadar fundos para a diversão dos próprios pacientes, Francisco Carlos Freitas, de 40 anos, pôde ver uma mudança significativa em seu comportamento.
- Muitas pessoas falam que mudei muito depois que participei das aulas e ainda percebi que aprendi a compartilhar e respeitar ainda mais as pessoas - disse Francisco.
Outra atendida que também percebe a diferença em seu comportamento é Solange Ribeiro, de 50 anos. “Estou aqui há quatro anos, porque minha irmã, depois da morte da minha mãe, me colocou. Antes eu não era como sou hoje. Hoje eu faço muitas coisas, como fuxico, colagem, bijuteria, e posso chamar todos aqui de família”, destacou.
O coordenador do projeto, Luciano Reis, informou que os atendidos são encaixados nas atividades de acordo com a aptidão de cada um, sendo estes projetos terapêuticos individualizados.
- Recebemos pacientes com esquizofrenia e depressão, por exemplo, que no decorrer das atividades passam a ser vistos fora dos parâmetros de vulnerabilidade social. Com a renda dos bazares que fazemos para a venda dos produtos, tanto na sede do Caps como em locais onde somos convidados, realizamos passeios e programas com os atendidos - ressaltou a coordenadora do Caps III, Renata Manhães.
A sede do Caps III está localizada à Rua Baltazar Carneiro, 90, Centro.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















