Notícia no detalhe
Paisca: orientação e prevenção para o Teste do Pezinho
O Programa Municipal de Assistência à Saúde da Criança e do Adolescente (Paisca) desenvolve um trabalho de orientação para a realização do Teste do Pezinho nos primeiros dias de vida. A ação é feita nas maternidades do município, por meio do Projeto Nascer em Campos. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, esta é uma das medidas para fortalecer a Atenção Básica.
- Com isso, os prazos para a realização do Teste do Pezinho estão sendo cumpridos de forma mais correta, do terceiro ao quinto dia de vida, graças à orientação dos técnicos de enfermagem do Projeto Nascer. Quando as cadernetas de vacinação são entregues nas maternidades, os técnicos já colocam as datas do teste, facilitando a vida das mães, que são orientadas a não perderem esse prazo, diagnosticando, assim, precocemente as doenças, e aumentando as chances de tratamento – explicou o vice-prefeito.
Segundo Doutor Chicão, foram realizados 6.531 testes em 2013, e outros 3.251 no primeiro semestre deste ano. Eles são feitos nos Centros de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente I e II e no Centro de Saúde de Guarus Dr. Henrique Oliveira. Antes, eram feitos apenas no Instituto de Endocrinologia e Diabetes do Estado do Rio de Janeiro (IEDE) e os pacientes tinham que se deslocar para a capital do estado.
A coordenadora do Paisca, Nazaré Félix, afirma que por meio deste simples exame, é possível diagnosticar hipotireoidismo, hemoglobinopatias, fibrose cística e fenilcetonúria. "Estas doenças podem ser diagnosticadas por outros exames, mas pelo Teste do Pezinho é mais simples e precoce”, disse.
O Projeto Nascer em Campos também orienta às mães a respeito de assuntos, como amamentação, registro civil, primeiros cuidados com o bebê, calendário de vacinação, cuidados com a higiene, alimentação pós-amamentação, entre outros. A equipe também distribui kits com soro de reidratação oral. Profissionais do programa oferecem assistência nas maternidades diariamente, das 8h às 17h, inclusive nos finais de semana.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/03/2026 18:11:52 Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
- 12/03/2026 16:53:46 Segunda etapa do Parque Ecológico inaugurada dia 15 durante o Domingo em Família
- 12/03/2026 16:45:35 Morar com Saúde realiza sua 22ª edição neste sábado no Parque Aldeia II
- 12/03/2026 15:56:37 Comando de Saúde nas Rodovias: 140 atendimentos prestados em ação na BR-101
- 12/03/2026 15:13:19 Saúde inicia imunização de profissionais da área contra a dengue
Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
1203 16h45Morar com Saúde realiza sua 22ª edição neste sábado no Parque Aldeia II
1203 15h56Comando de Saúde nas Rodovias: 140 atendimentos prestados em ação na BR-101
1203 16h53Segunda etapa do Parque Ecológico inaugurada dia 15 durante o Domingo em Família
1203 15h13Saúde inicia imunização de profissionais da área contra a dengue
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















