Notícia no detalhe
FMIJ qualifica jovens para o mercado de trabalho
A Fundação Municipal da Infância e da Juventude, através do projeto Qualifica Jovem, oferece diversos cursos livres semestrais para jovens de 14 a 18 anos, com o propósito de prepará-los para ingressar no mercado de trabalho. Ao todo, são 250 alunos. Eletricista automotivo, mecânica automotiva, lanternagem automotiva, pintura automotiva e industrial, produção gráfica, operador de computador, cabeleireiro, manicure, gastronomia e artes em grafite são os cursos oferecidos.
Segundo o coordenador do projeto Qualifica Jovem, Salvador Elias, ao final do curso os jovens passam por provas teórica e prática. “Os alunos são avaliados durante todo o semestre, porém para a conclusão do curso eles fazem as provas finais, ganham o certificado e já saem aptos para começar a trabalhar”, disse Salvador.
O jovem Lucas Paes, 14 anos, é um dos alunos do curso de eletricista automotivo. “Eu adoro, a cada dia aprendo uma coisa diferente. Na verdade, sempre gostei desta área e pretendo seguir a profissão”, afirmou.
Já para a aluna do curso de cabeleireiro e manicure, Raquel Germano, 14 anos, seu grande sonho é um dia poder ter seu próprio salão.
- Sempre gostei de fazer o cabelo das minhas amigas e da minha avó. Com a oportunidade de fazer o curso, estou podendo aprimorar meus conhecimentos. Já aprendi a fazer escova, tintura, luzes. E como estou quase me formando já penso em começar outro curso, o de gastronomia que também gosto bastante – Disse.
Para o próximo semestre serão abertas vagas para rádio escola e carpintaria/marcenaria. O projeto funciona de segunda a sexta-feira, em dois turnos: das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h30. Todos os espaços dos cursos possuem estrutura necessária, com equipamentos modernos e de segurança para os jovens.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















