Notícia no detalhe
Circuito Sustentável de Tapetes de Corpus Christi foi sucesso
O 1º Circuito Sustentável de Tapetes de Corpus Christi de Campos aconteceu em junho, nas celebrações de Corpus Christi, data do calendário religioso católico. A ideia de substituir produtos tradicionais da confecção dos tapetes, como o sal e a tinta “Xadrez”, por exemplo, foi do grupo Convention & Visitors Bureau, e a Diocese de Campos aprovou a iniciativa ecologicamente sustentável.
Todos os tapetes montados na última celebração de Corpus Christi, em Campos, foram feitos com materiais ecologicamente sustentáveis, como pó de serra, borra de café, areia, bagaço de cana-de-açúcar, folhas e frutinhos de árvores, e carbonato de cálcio (adubo para plantas, também conhecido como dolomita). A iniciativa representa a responsabilidade da Igreja com as questões ambientais contemporâneas.
Segundo o presidente do Convention & Visitors Bureau, Wilson Heindenfelder, todo o material que compôs os tapetes foi enviado, após o evento, à Secretaria Municipal de Limpeza Pública, Praças e Jardins, responsável por direcioná-lo à Usina de Reciclagem localizada em Santo Amaro. Na Usina, o material passará por um processo de compostagem, transformando-se em adubo. O adubo será destinado às hortas comunitárias de Campos e aos pequenos agricultores dos projetos de agricultura familiar.
- O Circuito superou nossas expectativas. Nesta edição de Corpus Christi, percebemos uma maior aceitação da ideia da sustentabilidade. Nos últimos dois anos, introduzimos uma quantidade desses novos materiais e houve uma certa resistência à ideia, mas porque tudo aquilo que é novo assusta, num primeiro momento. A estreia, neste ano, foi muito positiva. Conseguimos atrair a atenção de outras cidades, como Cardoso Moreira-RJ, que também produziu tapetes sustentáveis - disse o presidente do Convention.
Wilson também comentou que a equipe do Guiness Book analisará fotografias e vídeos do evento em Campos, para estudar a possibilidade de criação de uma categoria, no Guiness, envolvendo os maiores tapetes sustentáveis de Corpus Christi. Além disso, Wilson informou que, no total, foram dois quilômetros de tapetes sustentáveis, incluindo o Centro e as localidades Goitacazes, Baixa Grande, Farol de São Tomé e Travessão. A ideia é que, em 2015, a sustentabilidade seja adotada também pelos municípios fluminenses São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e São Fidélis, além de Cardoso Moreira, que já a adotou.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 10:08:54 Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
- 14/05/2025 08:22:59 Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
- 14/05/2025 08:10:43 City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
- 14/05/2025 07:50:49 Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
1405 08h22Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
1405 08h10City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
1405 07h50Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
1305 17h15Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado