Notícia no detalhe
Circuito Sustentável de Tapetes de Corpus Christi foi sucesso
O 1º Circuito Sustentável de Tapetes de Corpus Christi de Campos aconteceu em junho, nas celebrações de Corpus Christi, data do calendário religioso católico. A ideia de substituir produtos tradicionais da confecção dos tapetes, como o sal e a tinta “Xadrez”, por exemplo, foi do grupo Convention & Visitors Bureau, e a Diocese de Campos aprovou a iniciativa ecologicamente sustentável.
Todos os tapetes montados na última celebração de Corpus Christi, em Campos, foram feitos com materiais ecologicamente sustentáveis, como pó de serra, borra de café, areia, bagaço de cana-de-açúcar, folhas e frutinhos de árvores, e carbonato de cálcio (adubo para plantas, também conhecido como dolomita). A iniciativa representa a responsabilidade da Igreja com as questões ambientais contemporâneas.
Segundo o presidente do Convention & Visitors Bureau, Wilson Heindenfelder, todo o material que compôs os tapetes foi enviado, após o evento, à Secretaria Municipal de Limpeza Pública, Praças e Jardins, responsável por direcioná-lo à Usina de Reciclagem localizada em Santo Amaro. Na Usina, o material passará por um processo de compostagem, transformando-se em adubo. O adubo será destinado às hortas comunitárias de Campos e aos pequenos agricultores dos projetos de agricultura familiar.
- O Circuito superou nossas expectativas. Nesta edição de Corpus Christi, percebemos uma maior aceitação da ideia da sustentabilidade. Nos últimos dois anos, introduzimos uma quantidade desses novos materiais e houve uma certa resistência à ideia, mas porque tudo aquilo que é novo assusta, num primeiro momento. A estreia, neste ano, foi muito positiva. Conseguimos atrair a atenção de outras cidades, como Cardoso Moreira-RJ, que também produziu tapetes sustentáveis - disse o presidente do Convention.
Wilson também comentou que a equipe do Guiness Book analisará fotografias e vídeos do evento em Campos, para estudar a possibilidade de criação de uma categoria, no Guiness, envolvendo os maiores tapetes sustentáveis de Corpus Christi. Além disso, Wilson informou que, no total, foram dois quilômetros de tapetes sustentáveis, incluindo o Centro e as localidades Goitacazes, Baixa Grande, Farol de São Tomé e Travessão. A ideia é que, em 2015, a sustentabilidade seja adotada também pelos municípios fluminenses São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e São Fidélis, além de Cardoso Moreira, que já a adotou.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















