Notícia no detalhe
Saúde vacina trabalhadores do aterro sanitário
O Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past) da Secretaria Municipal de Saúde vacinou cerca de 100 catadores de lixo contra diferentes doenças nesta terça-feira (20). A ação aconteceu no aterro sanitário, na Terra Prometida, durante todo o dia e teve a participação de médicos, enfermeiros e estagiários de enfermagem.
Foram ofertadas as vacinas contra o vírus Influenza H1N1, além da antigripal e antitetânica. Na ocasião, as equipes do departamento realizaram cadastramento dos trabalhadores, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, avaliação de postura e ergonomia, distribuição de preservativos e orientações sobre as formas de prevenção de câncer de pele.
Uma triagem também avaliou as condições socioeconômicas dos profissionais, que continuarão sendo acompanhados pelo Past. “A população do lixão é flutuante mas, de acordo com o cadastramento prévio que fizemos, há cerca de 260 pessoas trabalhando no local, retirando a renda familiar de todo o lixo produzido pela população da cidade”, disse o fisioterapeuta do programa, André Pinheiro.
Segundo a coordenadora do programa, Mara Carvalho, o Past voltará ao local no próximo dia 29, quando será realizada palestra do técnico de enfermagem e de segurança do trabalho, Esivaldo Jorge de Carvalho, às 8h30, sobre prevenção de acidentes biológicos. “A palestra acontecerá no CIEP Pedro Alvares Cabral, ao lado do aterro, e vai falar sobre limpeza de pele, quando o trabalhador deve correr para o médico, etc. O Hospital Ferreira Machado já conta com um núcleo de acidentes biológicos e, a partir deste ano, o Past também contará com um, que já está em fase de estruturação”, afirmou a coordenadora.
Há 5 anos, Mônica Ribeiro, 36 anos, trabalha no lixão. Ela disse que a ação do Past é extremamente importante e faz toda a diferença. “Antes, a gente não tinha esse atendimento e nem vacina. Agora, a Saúde está trazendo vacinas pra gente e fazendo nosso cadastramento. Já tomei a de hepatite, H1N1 e a de tétano”, disse Mônica.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/05/2026 09:21:15 Procon orienta consumidores sobre compras relacionadas à Copa do Mundo Fifa 2026
- 26/05/2026 09:03:39 O empurrão que faltava: conheça o “Fundecam Empreendedor”, para pequenos negócios
- 26/05/2026 08:46:37 Idosos e mulheres terão atendimentos especiais no Prefeitura em Ação de Ururaí
- 26/05/2026 08:12:14 Campos representada no 11º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação
- 26/05/2026 08:04:12 Projeto “Conhecendo o Escritório Social” será realizado na Universo nesta quinta
Procon orienta consumidores sobre compras relacionadas à Copa do Mundo Fifa 2026
2605 09h03O empurrão que faltava: conheça o “Fundecam Empreendedor”, para pequenos negócios
2605 08h46Idosos e mulheres terão atendimentos especiais no Prefeitura em Ação de Ururaí
2605 08h12Campos representada no 11º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação
2605 08h04Projeto “Conhecendo o Escritório Social” será realizado na Universo nesta quinta
Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
2Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
3Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
4Provas do concurso público da educação de Campos aplicadas neste domingo
5Inscrições online para processo seletivo da Assistência Social já estão abertas
6Concurso da Educação tem grande adesão e reforça confiança na rede pública





















