Notícia no detalhe
Secretária de Educação se reúne com diretores por Ideb
A Secretária Municipal de Educação, Joilza Rangel Abreu, realizou nesta quarta-feira (21) reunião com os diretores, os respectivos vices e Orientadores Pedagógicos (OP´s) das escolas que obtiveram notas baixas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A reunião, que começou às 8h30, prossegue na parte da tarde no Auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura.
Joilza Rangel lembrou que inúmeras ações serão realizadas neste segundo semestre, entre elas, reforço escolar, por meio do Programa Mais Educação do governo federal, o projeto de aceleração idade série, maior ênfase da equipe pedagógica e do serviço social e estímulos para resgatar a família para participar do acompanhamento da vida escolar dos filhos, entre outras ações.
A finalidade do encontro foi ouvir todos os gestores e pontuar as necessidades de cada escola. O município atingiu no Ideb a meta projetada pelo governo federal, contudo, a partir do segundo semestre, a Secretaria de Educação implantará ações e projetos a fim de melhorar os índices nos próximos anos. A secretária esclareceu que as notas do Ideb são calculadas com base na frequência escolar, permanência do aluno na unidade matriculada, aprovação e desempenho dos alunos na Prova Brasil, aplicada pelo governo a cada dois anos, entre outros fatores.
Para obter bons resultados no encontro, a secretária realizou três reuniões, divididas por segmentos. O primeiro encontro foi com os diretores do 1º ao 5º ano e a segunda com os gestores do 5º ao 9º ano. A secretária também ressaltou que já foram feitos investimentos como capacitações dos profissionais da educação, aumento do número de transporte escolar, criação do departamento multiprofissional para atendimento das crianças com necessidades especiais.
Joilza esclareceu, ainda, que o 1º ano do ensino fundamental está recebendo um atendimento especial. “Eles receberam materiais pedagógicos diferenciados, utilizados por escolas particulares e foi criada uma coordenação para o 1º ano”, relatou.
A secretária Joilza Rangel vai além focalizando a importância da união dos profissionais e da família. “Só iremos reverter as notas do Ideb com a participação de todos, principalmente da família. A escola é direito da criança e levá-los na escola é dever dos pais. É fundamental que todos os profissionais se unam para reverter este quadro. Com a união dos gestores, ênfase do pedagógico, união da equipe multiprofissional e da família, vamos melhorar a qualidade de ensino das nossas crianças e mudar o rumo da educação do município”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
- 15/05/2025 18:38:46 Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
- 15/05/2025 18:29:54 Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
1505 18h38Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
1505 18h29Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
1505 16h36Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso