Notícia no detalhe
Secretária de Educação se reúne com diretores por Ideb
A Secretária Municipal de Educação, Joilza Rangel Abreu, realizou nesta quarta-feira (21) reunião com os diretores, os respectivos vices e Orientadores Pedagógicos (OP´s) das escolas que obtiveram notas baixas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A reunião, que começou às 8h30, prossegue na parte da tarde no Auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura.
Joilza Rangel lembrou que inúmeras ações serão realizadas neste segundo semestre, entre elas, reforço escolar, por meio do Programa Mais Educação do governo federal, o projeto de aceleração idade série, maior ênfase da equipe pedagógica e do serviço social e estímulos para resgatar a família para participar do acompanhamento da vida escolar dos filhos, entre outras ações.
A finalidade do encontro foi ouvir todos os gestores e pontuar as necessidades de cada escola. O município atingiu no Ideb a meta projetada pelo governo federal, contudo, a partir do segundo semestre, a Secretaria de Educação implantará ações e projetos a fim de melhorar os índices nos próximos anos. A secretária esclareceu que as notas do Ideb são calculadas com base na frequência escolar, permanência do aluno na unidade matriculada, aprovação e desempenho dos alunos na Prova Brasil, aplicada pelo governo a cada dois anos, entre outros fatores.
Para obter bons resultados no encontro, a secretária realizou três reuniões, divididas por segmentos. O primeiro encontro foi com os diretores do 1º ao 5º ano e a segunda com os gestores do 5º ao 9º ano. A secretária também ressaltou que já foram feitos investimentos como capacitações dos profissionais da educação, aumento do número de transporte escolar, criação do departamento multiprofissional para atendimento das crianças com necessidades especiais.
Joilza esclareceu, ainda, que o 1º ano do ensino fundamental está recebendo um atendimento especial. “Eles receberam materiais pedagógicos diferenciados, utilizados por escolas particulares e foi criada uma coordenação para o 1º ano”, relatou.
A secretária Joilza Rangel vai além focalizando a importância da união dos profissionais e da família. “Só iremos reverter as notas do Ideb com a participação de todos, principalmente da família. A escola é direito da criança e levá-los na escola é dever dos pais. É fundamental que todos os profissionais se unam para reverter este quadro. Com a união dos gestores, ênfase do pedagógico, união da equipe multiprofissional e da família, vamos melhorar a qualidade de ensino das nossas crianças e mudar o rumo da educação do município”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/10/2025 18:58:27 Visa intensifica fiscalização e encontra bebidas falsificadas e vencidas em Campos
- 08/10/2025 18:55:49 Show de humor “A vida é Freud”, com Rick Silveira, nesta quinta no Teatro de Bolso
- 08/10/2025 16:02:37 Formalização em alta: Fundecam impulsiona empreendedores em Campos
- 08/10/2025 15:27:20 Dores de Macabu recebe a 63ª edição do Social + Perto no dia 14
- 08/10/2025 14:37:07 Guarda Civil leva ações do "GCM na Praça" à Cidade da Criança neste sábado
Visa intensifica fiscalização e encontra bebidas falsificadas e vencidas em Campos
0810 18h55Show de humor “A vida é Freud”, com Rick Silveira, nesta quinta no Teatro de Bolso
0810 16h02Formalização em alta: Fundecam impulsiona empreendedores em Campos
0810 15h27Dores de Macabu recebe a 63ª edição do Social + Perto no dia 14
0810 14h37Guarda Civil leva ações do "GCM na Praça" à Cidade da Criança neste sábado
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
4CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
5Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município