Notícia no detalhe
Secretária de Educação se reúne com diretores por Ideb
A Secretária Municipal de Educação, Joilza Rangel Abreu, realizou nesta quarta-feira (21) reunião com os diretores, os respectivos vices e Orientadores Pedagógicos (OP´s) das escolas que obtiveram notas baixas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A reunião, que começou às 8h30, prossegue na parte da tarde no Auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura.
Joilza Rangel lembrou que inúmeras ações serão realizadas neste segundo semestre, entre elas, reforço escolar, por meio do Programa Mais Educação do governo federal, o projeto de aceleração idade série, maior ênfase da equipe pedagógica e do serviço social e estímulos para resgatar a família para participar do acompanhamento da vida escolar dos filhos, entre outras ações.
A finalidade do encontro foi ouvir todos os gestores e pontuar as necessidades de cada escola. O município atingiu no Ideb a meta projetada pelo governo federal, contudo, a partir do segundo semestre, a Secretaria de Educação implantará ações e projetos a fim de melhorar os índices nos próximos anos. A secretária esclareceu que as notas do Ideb são calculadas com base na frequência escolar, permanência do aluno na unidade matriculada, aprovação e desempenho dos alunos na Prova Brasil, aplicada pelo governo a cada dois anos, entre outros fatores.
Para obter bons resultados no encontro, a secretária realizou três reuniões, divididas por segmentos. O primeiro encontro foi com os diretores do 1º ao 5º ano e a segunda com os gestores do 5º ao 9º ano. A secretária também ressaltou que já foram feitos investimentos como capacitações dos profissionais da educação, aumento do número de transporte escolar, criação do departamento multiprofissional para atendimento das crianças com necessidades especiais.
Joilza esclareceu, ainda, que o 1º ano do ensino fundamental está recebendo um atendimento especial. “Eles receberam materiais pedagógicos diferenciados, utilizados por escolas particulares e foi criada uma coordenação para o 1º ano”, relatou.
A secretária Joilza Rangel vai além focalizando a importância da união dos profissionais e da família. “Só iremos reverter as notas do Ideb com a participação de todos, principalmente da família. A escola é direito da criança e levá-los na escola é dever dos pais. É fundamental que todos os profissionais se unam para reverter este quadro. Com a união dos gestores, ênfase do pedagógico, união da equipe multiprofissional e da família, vamos melhorar a qualidade de ensino das nossas crianças e mudar o rumo da educação do município”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda