Notícia no detalhe
Profissionais da saúde em aula do Curso de Cuidador de Idoso
Cerca de 50 enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal participaram na noite desta terça-feira (20), da aula inaugural do Curso de Cuidador de Idosos, promovido pela Secretaria de Saúde. A primeira turma é formada por pessoas que atuam em núcleos de Terceira Idade do município. A aula aconteceu no Centro Politécnico da Santa Casa de Misericórdia (Antigo Hotel Gaspar), localizado na Praça São Salvador.
O coordenador de Educação e Saúde da secretaria, Antônio Salim, lembrou que o curso acontece em parceria com a Faculdade de Medicina de Campos e a Santa Casa de Misericórdia. O curso oferecerá certificado de 64h e acontecerá às terças e quintas-feiras, das 16h às 21h, por cerca de um mês e meio, no Centro Politécnico.
- Nossa proposta é melhorar o atendimento em saúde aos idosos atendidos na rede municipal. Nossa coordenação é responsável pelo desenvolvimento de políticas relacionadas à formação de pessoal, com base na Política Nacional de Educação permanente - explicou Salim, afirmando, ainda, que novas turmas serão formadas. Quem se interessar, poderá procurar a Coordenação, através do telefone (22) 2726-1350, ramal 1307.
O mestre em Gerontologia e pós-graduado em Saúde República pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Sylvio Rogério Ribeiro, apresentou a primeira aula e falou sobre velhice saudável. Ele ensinou que o cuidador deve ajudar e preservar a autonomia do idoso. “É preciso pensar sobre si mesmo, seu corpo e sua mente. O fato de ser velho não impede o indivíduo de tomar decisões e planejar”, orientou o mestre.
O ator, poeta e jornalista Luiz Antônio Ferreira, o Toninho Ferreira, falou sobre o envelhecimento de forma bem humorada. “Não podemos abrir mão do lúdico para viver”, sugeriu. O cuidador de idosos do Centro Dia, Ricardo Maurício Silva, 48 anos, é um dos alunos desta primeira turma. “É sempre bom buscar mais informações a respeito da nossa profissão e estar cada vez mais informado. Gosto do que faço”, garantiu.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/05/2026 09:21:15 Procon orienta consumidores sobre compras relacionadas à Copa do Mundo Fifa 2026
- 26/05/2026 09:03:39 O empurrão que faltava: conheça o “Fundecam Empreendedor”, para pequenos negócios
- 26/05/2026 08:46:37 Idosos e mulheres terão atendimentos especiais no Prefeitura em Ação de Ururaí
- 26/05/2026 08:12:14 Campos representada no 11º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação
- 26/05/2026 08:04:12 Projeto “Conhecendo o Escritório Social” será realizado na Universo nesta quinta
Procon orienta consumidores sobre compras relacionadas à Copa do Mundo Fifa 2026
2605 09h03O empurrão que faltava: conheça o “Fundecam Empreendedor”, para pequenos negócios
2605 08h46Idosos e mulheres terão atendimentos especiais no Prefeitura em Ação de Ururaí
2605 08h12Campos representada no 11º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação
2605 08h04Projeto “Conhecendo o Escritório Social” será realizado na Universo nesta quinta
Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
2Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
3Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
4Provas do concurso público da educação de Campos aplicadas neste domingo
5Inscrições online para processo seletivo da Assistência Social já estão abertas
6Concurso da Educação tem grande adesão e reforça confiança na rede pública





















