Notícia no detalhe
Prefeitura e Acciona realizam I Seminário Norte Fluminense de Segurança e Saúde Ocupacional
Em parceria com a empresa espanhola Acciona, que executa diversas obras no Porto do Açu, a Prefeitura, através da Secretaria de Petróleo, Energias Alternativas e Inovação Tecnológica, com apoio da Universidade Estácio de Sá, realizou nesta segunda-feira (30), no auditório da universidade, o I Seminário Norte Noroeste Fluminense de Segurança e Saúde Ocupacional. Capacitação profissional e zelo pela integridade física dos trabalhadores que ingressam em empresas de grande porte que se instalam na região foram destacados pelo secretário Marcelo Neves, que esteve na mesa de palestrantes, ao lado de José Eduardo Oliveira Tostes, técnico da Acciona.
- O objetivo do seminário é, através da parceria com a Prefeitura, realizar treinamentos para qualificar e cuidar da segurança ocupacional, com ações para prevenir acidentes, cuidando da integridade física dos trabalhadores. Temos 1.100 trabalhadores no Porto do Açu e frentes de trabalho em vários estados e nos preocupamos com o bem estar deles. Compartilhamos dessa iniciava da Prefeitura em desenvolver parcerias para promover o bem estar dos trabalhadores no âmbito geral. E, para isso, convidamos o Crea, Firjan, Sindicato da Construção Civil, Ministério do Trabalho e a Prumo Logística - declarou José Eduardo Oliveira Tostes.
Marcelo Neves destacou a importância da iniciativa da Prefeitura em buscar parcerias com a iniciativa privada e entidades institucionais, como a desenvolvida com a Acciona, a Prumo Logística (que substituiu a LLX) e instituições como o Senai, Sest-Senat, Estácio, UFF e IFF, para realizar ações a favor da população, com o objetivo de capacitar e qualificar pessoas para ocuparem vagas nas mais diferentes atividades laborativas.
- Essas parcerias, como esta que permite realizarmos este seminário, contribui para a promoção do desenvolvimento social e econômico, porque estamos priorizando a qualificação pessoal. Recentemente firmamos parceria com a Acciona, que implementa capacitação para pessoas com necessidades especiais e inserção delas no mercado de trabalho, no pool de empresas já instaladas no Porto do Açu - exemplificou Marcelo Neves, que observa que “a parceria com a Acciona resulta na aproximação participativa nas ações preventivas para com a saúde dos trabalhadores e demonstra valorização do conteúdo local, beneficiando Campos e São João da Barra”.
O secretário destaca, ainda, que as instruções preventivas sobre segurança do trabalho e saúde ocupacional são uteis para trabalhadores nas diversas áreas, desde administrativa, até a da construção civil e a operacional, principalmente, operação de máquinas e equipamentos, cada vez mais usual nos grandes canteiros de obras e nos galpões de empresas.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
- 18/07/2025 16:19:27 Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
- 18/07/2025 16:09:49 “Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
- 18/07/2025 14:59:09 Prefeito Wladimir assina termo de cooperação técnica com a PRF
Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
1807 16h19Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
1807 16h09“Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
1807 14h59Prefeito Wladimir assina termo de cooperação técnica com a PRF
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda