Notícia no detalhe
Prefeitura e Acciona realizam I Seminário Norte Fluminense de Segurança e Saúde Ocupacional
Em parceria com a empresa espanhola Acciona, que executa diversas obras no Porto do Açu, a Prefeitura, através da Secretaria de Petróleo, Energias Alternativas e Inovação Tecnológica, com apoio da Universidade Estácio de Sá, realizou nesta segunda-feira (30), no auditório da universidade, o I Seminário Norte Noroeste Fluminense de Segurança e Saúde Ocupacional. Capacitação profissional e zelo pela integridade física dos trabalhadores que ingressam em empresas de grande porte que se instalam na região foram destacados pelo secretário Marcelo Neves, que esteve na mesa de palestrantes, ao lado de José Eduardo Oliveira Tostes, técnico da Acciona.
- O objetivo do seminário é, através da parceria com a Prefeitura, realizar treinamentos para qualificar e cuidar da segurança ocupacional, com ações para prevenir acidentes, cuidando da integridade física dos trabalhadores. Temos 1.100 trabalhadores no Porto do Açu e frentes de trabalho em vários estados e nos preocupamos com o bem estar deles. Compartilhamos dessa iniciava da Prefeitura em desenvolver parcerias para promover o bem estar dos trabalhadores no âmbito geral. E, para isso, convidamos o Crea, Firjan, Sindicato da Construção Civil, Ministério do Trabalho e a Prumo Logística - declarou José Eduardo Oliveira Tostes.
Marcelo Neves destacou a importância da iniciativa da Prefeitura em buscar parcerias com a iniciativa privada e entidades institucionais, como a desenvolvida com a Acciona, a Prumo Logística (que substituiu a LLX) e instituições como o Senai, Sest-Senat, Estácio, UFF e IFF, para realizar ações a favor da população, com o objetivo de capacitar e qualificar pessoas para ocuparem vagas nas mais diferentes atividades laborativas.
- Essas parcerias, como esta que permite realizarmos este seminário, contribui para a promoção do desenvolvimento social e econômico, porque estamos priorizando a qualificação pessoal. Recentemente firmamos parceria com a Acciona, que implementa capacitação para pessoas com necessidades especiais e inserção delas no mercado de trabalho, no pool de empresas já instaladas no Porto do Açu - exemplificou Marcelo Neves, que observa que “a parceria com a Acciona resulta na aproximação participativa nas ações preventivas para com a saúde dos trabalhadores e demonstra valorização do conteúdo local, beneficiando Campos e São João da Barra”.
O secretário destaca, ainda, que as instruções preventivas sobre segurança do trabalho e saúde ocupacional são uteis para trabalhadores nas diversas áreas, desde administrativa, até a da construção civil e a operacional, principalmente, operação de máquinas e equipamentos, cada vez mais usual nos grandes canteiros de obras e nos galpões de empresas.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
- 17/09/2025 17:09:10 Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
- 17/09/2025 16:59:36 Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
- 17/09/2025 16:47:04 Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
- 17/09/2025 16:35:55 Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
1709 17h09Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
1709 16h59Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
1709 16h47Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
1709 16h35Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles