Notícia no detalhe
Campos realiza I Seminário de Erradicação do Trabalho Infantil
A Secretaria da Família e Assistência Social abriu o I Seminário Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil de Campos dos Goytacazes, nesta sexta-feira (27), com a apresentação do coral da Escola Municipal Ferroviário Jacy Barbeto, que integra o programa Mais Educação, do governo Federal. O coral entoou o Hino do Município. Também teve a apresentação do grupo de dança do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Ciep Villa-Lobos.
- O combate ao trabalho infanto-juvenil é uma ação de governo e, mais do que isso, um dever da sociedade. Campos é pioneiro nas iniciativas de erradicação do trabalho infantil e, mesmo antes da criação do Peti pelo governo federal, na década de 90, o município já desenvolvia ações protetivas, através da Fundação da Infância e da Juventude – destacou o secretário Geraldo Venâncio.
Ele lembrou que o Peti chegou a ser fechado em Campos, mas a prefeita Rosinha Garotinho reativou o programa, criou mais de 30 polos do Peri e, só em 2009, foram feitas mais de 1.600 inclusões, retirando do trabalho ou risco do trabalho precoce 1.810 crianças e adolescentes - informou o secretário Geraldo Venâncio.
Compuseram a mesa de autoridades, o secretário Geraldo Venâncio; a diretora de Proteção Social Especial, Ana Alice Alvarenga; e os palestrantes da manhã, a coordenadora do SCFV da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Kátia Noronha; a coordenadora do Mais Educação da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Maria Eliane Pereira; a pedagoga do SCFV da Secretaria da Família e Assistência Social, Sílvia Francisco; e o chefe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti-Campos), Jerfson Paes.
O seminário prosseguiu com a apresentação dos eixos de atuação do Peti e índices; com a diferenciação do Peti e SCFV e estrutura da rede socioassistencial de atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias, em caso de risco ou efetiva exploração do trabalho precoce. Mais tarde matéria completa.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/09/2025 16:31:12 Estoque crítico: Hemocentro convoca doadores com máxima urgência
- 16/09/2025 15:50:55 Seis bairros recebem mutirão de combate ao Aedes aegypti entre quinta e sexta
- 16/09/2025 15:42:04 Abertura do IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais nesta terça-feira
- 16/09/2025 11:14:37 “Social + Perto”: Serviços ofertados nesta quarta também em parceria público-privada
- 16/09/2025 11:08:40 Projeto do Mais Ciência na Escola preserva memórias e tradição quilombola
Estoque crítico: Hemocentro convoca doadores com máxima urgência
1609 15h50Seis bairros recebem mutirão de combate ao Aedes aegypti entre quinta e sexta
1609 15h42Abertura do IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais nesta terça-feira
1609 11h14“Social + Perto”: Serviços ofertados nesta quarta também em parceria público-privada
1609 11h08Projeto do Mais Ciência na Escola preserva memórias e tradição quilombola
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles