O Dia Internacional de Luta contra o uso e o Tráfico de Drogas e o Dia Nacional de Combate às Drogas são lembrados nesta quinta-feira (26). Campos prossegue com diversas ações positivas, através do Programa “Crack é possível vencer” e da criação do Comitê Local de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.
Ações de enfrentamento às drogas, através do programa do governo federal, “Crack é possível vencer”, que tem a adesão de Campos, são realizadas por diversas frentes municipais no intuito levar melhor qualidade de vida à população.
As políticas de enfrentamento são discutidas pelo Comitê Local de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, composto pelas secretarias municipais e entidades externas, como a Polícia Militar e a Universidade Federal do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). No momento, estão sendo realizados levantamentos para o diagnóstico da real situação das drogas no município.
O levantamento realizado pelo Comitê de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas está em fase de compilação dos dados, onde segundo o assessor de Programas e Projetos do Gabinete da Prefeita Rosinha Garotinho, Christopher Chagas Dias, é fundamental para a atualização dos dados reais e diagnóstico das drogas no município, para que as ações possam ser direcionadas e medidas antes, durante e após as ações de enfrentamento às drogas.
Diversas atividades estão sendo realizadas para acompanhamento dos usuários de drogas no município. Uma das ações de atendimento ao usuário é através do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e ainda o Consultório na Rua, que realiza abordagem médica aos usuários de drogas e moradores em situação de rua, durante o período noturno.
Através do programa “Crack é possível vencer”, a Guarda Civil Municipal recebeu equipamentos de segurança, como o taser, que será utilizado após capacitação de cerca de 40 guardas, através do Ministério da Justiça, previsto para o mês de agosto. A Guarda também receberá do governo federal, a partir do segundo semestre de 2014, uma unidade móvel, que funcionará como central de vídeo monitoramento, após a instalação de mais de 20 câmeras espalhas em locais estratégicos pelo município.
O Comitê Local de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas realiza reuniões periódicas para discussão de políticas municipais de enfrentamento às drogas. “A cidade de Campos possui casos de utilização de drogas e também no que diz respeito a substâncias mais pesadas, como é o caso do crack, mas estamos entendendo esta situação e tratando como caso de saúde, mais do que segurança”, pontuou Chistopher.
Fazem parte do Comitê, órgãos municipais, como o Gabinete da Prefeita, as secretarias de Saúde; Educação, Cultura e Esportes; Trabalho e Renda; Família e Assistência; Justiça e Assistência Judiciária; Paz e Defesa Social e a Guarda Civil Municipal.