Notícia no detalhe
Clínica de Reabilitação de Pedra Lisa completa 2 anos
O Serviço de Proteção Social para Pessoas com Dependência Química de Campos, que funciona na Clínica de Reabilitação Geremias de Mattos Fontes, está completando dois anos de inauguração. Para lembrar a data, a unidade promoverá uma comemoração no dia 5 de julho, às 14h, na sede do órgão, em Pedra Lisa, Morro do Coco. O evento integra o Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado nesta quinta-feira, 26 de junho.
A unidade é um dos 8 dispositivos de assistência a pessoas com vícios em drogas ou outros tipos de transtornos mentais e, segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, não tem demanda reprimida. Sobram vagas para atender os dependentes de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas a partir dos 18 anos, que desejam ser internados voluntariamente.
- O local, que tem capacidade para atender a 42 pacientes homens, atualmente, está atendendo a 38. A proposta é atendermos a mulheres também, em breve, pois temos capacidade para abrigar até 70 leitos - disse o vice-prefeito.
Segundo a diretora geral, Elen Fontes, as portas de entrada são o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga Dr. Ari Viana (Caps AD III) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Segundo ela, uma equipe multidisciplinar, composta por médico, psicólogo, assistente social, professor de educação física, enfermeiro, pedagogo e terapeuta, faz o atendimento na Clínica.
- Em média, os pacientes ficam internados por 45 dias, recebendo tratamento psicoterápico. Quando necessário, fazemos tratamento medicamentoso. Após este período, eles voltam para o Caps AD, onde continuam sendo acompanhados por profissionais especializados – disse a diretora geral.
O diretor técnico da clínica, José Carlos Araújo Gomes, acrescenta que o atendimento inclui atividades terapêuticas e recreativas, além de oficinas e palestras. “Não apenas os pacientes, mas também suas famílias retomam a autoestima. O serviço representa uma parceria entre as secretarias de Saúde, da Família e Assistência Social, e da Comunidade S8, uma Organização Não Governamental (Ong) de Nova Iguaçu”, acrescentou o diretor técnico.
Últimas Notícias adicionadas
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda