Notícia no detalhe
Comudes conhecerá alternativa para Corredor Logístico
Será definida nesta quarta-feira (25), a partir das 10h, no auditório da sede da Prefeitura, a alternativa para solucionar a questão do Corredor Logístico. O Corredor é um projeto viário apresentado há mais de três anos pela LLX, substituída pela Prumo Logística na construção e operação do Porto do Açu. O antigo projeto compreende ferrovia margeada por duas rodovias entre Campos e o Porto do Açu, com 45 km de extensão e 400 metros de largura.
A alternativa que será avaliada pelo Comudes é um novo traçado da EF 118 (Ferrovia para ligar os portos do Rio e Vitória/ES), que contempla o Porto do Açu e, ainda, o Complexo Logístico Farol Barra do Furado e outros empreendimentos industriais fluminenses e capixabas. A execução do projeto foi embargado pela Prefeita Rosinha Garotinho, que pediu projeto alternativo, porque o Corredor teria início na BR-101, separando Ururaí e a localidade da Tapera da cidade, além de interromper diversas estradas vicinais e cortar propriedades e separar localidades em toda sua extensão pela Baixada Campista, até ao 5º Distrito de São João da Barra.
Em decorrência da não apresentação de projeto alternativo pela LLX, a Prefeita Rosinha Garotinho fez gestões junto ao DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro), junto ao Ministério dos Transportes e à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Ao mesmo tempo, técnicos da Prefeitura realizaram um projeto alternativo, que foi entregue ao DER-RJ e à Secretaria Estadual de Transportes.
Parte do projeto alternativo da Prefeitura foi utilizado por uma empresa de consultoria de logística e projetos viários contratados pelas Secretarias de Estado de Transportes do RJ e do Espírito Santo. O Projeto final apresenta um novo traçado da EF 118 (Ferrovia que ligará o Porto do Rio de Janeiro e de Tubarão, em Vitória (ES). O traçado utiliza o antigo trecho da RFFSA que era operado pela FCA e que a partir do distrito de Dores de Macabu desvia a Ferrovia para um novo trecho na direção leste, passando pelo distrito de Tocos, seguindo pelo litoral, contemplando o complexo Logístico Farol Barra do Furado (entre Quissamã e Campos) , Porto do Açu, (São João da Barra), Porto Barrinha (São Francisco de Itabapoana), Porto de Ubu (Anchiete/ES), seguindo em novo traçado até Vitória.
O projeto alternativo foi apresentado no dia 11 deste mês (junho) no Gabinete da Prefeita Rosinha Garotinho pelo subsecretário de Transportes do Estado do Rio, Delmo Pinho e técnicos da empresa de consultoria contratada pelos governos do Estado do Rio e do Espírito Santo para definir um traçado alternativo para a EF 118, que integra o Plano Nacional de Logística, anunciado pela presidente Dilma Rousseff. O traçado contempla o Porto do Açu e o Complexo Logístico Farol Barra do Furado, e deverá portanto ser aprovado pelo Comudes, tendo em vista que leva a ferrovia até aos grandes empreendimentos industriais no litoral, e assim extingue a necessidade do Corredor Logístico.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18