Notícia no detalhe
Ao Livro Verde: livraria mais antiga do país chega aos 170 anos
Tudo começou em 13 de junho de 1844, uma quinta-feira, dia em que a Ao Livro Verde abriu suas portas, na Rua da Quitanda, 22, inaugurada pelo português José Vaz Correia Coimbra. Passados 170 anos, a livraria mais antiga do país segue no mesmo ponto, mas a rua mudou de nome, agora é a Governador Theotônio Ferreira de Araújo, 66. Além de livros, o consumidor também encontra na loja, produtos de papelaria, por exemplo.
Desde a inauguração até os dias atuais, a Ao Livro Verde tem história para contar. Já vendia seus livros na época em que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, e quando o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República, em 15 de novembro de 1889. A livraria resistiu firme, as duas guerras mundiais: a primeira, de 1914 a 1918; e a segunda, de 1939 a 1945.
- Nossa história de resistência é muito bonita e sempre fiel ao nosso ramo de atuação - destacou o proprietário da livraria, Ronaldo Sobral. Por enquanto, a empresa vende somente na loja física, mas já trabalha na elaboração da virtual, que vai incluir um museu. “Temos um acervo muito grande”, conta o empresário. A modernidade é percebida ainda no cyber café.
Com 170 anos de história, a Ao Livro Verde vem acompanhando as mudanças que vêm acontecendo no município, como a revitalização do Centro Histórico, por exemplo. A livraria está localizada no Centro e a Rua Theotônio Ferreira de Araújo é uma das receberam melhorias, como obras de drenagem, pavimentação, sinalização, calçadas mais largas. Todo o projeto atende às normas de acessibilidade.
Últimas Notícias adicionadas
- 28/02/2026 14:08:21 Procon Campos antecipa serviços do Prefeitura em Ação no Parque Santa Rosa
- 28/02/2026 13:23:38 Filha de paciente volta ao HGG para agradecer atendimento humanizado ao pai dela
- 28/02/2026 12:07:48 Nova sede da Escola Fernando de Andrade será inaugurada segunda no Parque Guarus
- 28/02/2026 10:33:56 Violência Contra Mulher: Campos vai ganhar um SerH
- 28/02/2026 09:08:09 Campos inicia em março a nova etapa do Programa de Aquisição de Alimentos
Procon Campos antecipa serviços do Prefeitura em Ação no Parque Santa Rosa
2802 13h23Filha de paciente volta ao HGG para agradecer atendimento humanizado ao pai dela
2802 12h07Nova sede da Escola Fernando de Andrade será inaugurada segunda no Parque Guarus
2802 10h33Violência Contra Mulher: Campos vai ganhar um SerH
2802 09h08Campos inicia em março a nova etapa do Programa de Aquisição de Alimentos
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Servidores municipais recebem pagamento de janeiro nesta sexta-feira
4Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
5Inscrições para o concurso da Educação terminam às 16h desta terça
6Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados





















