Notícia no detalhe
Sétima Estação de Tratamento de Esgoto apresentada nesta quinta
Nesta quinta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente,o projeto da sétima Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) será apresentado ao município, às 10h, no auditório da prefeitura. A ETE-Esplanada é a única do gênero no Estado do Rio e vai contar, também, com unidade de tratamento de água de reuso, para ser utilizada em áreas verdes, além de pomar com árvores frutíferas.
A inauguração integra a programação oficial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e abre a Semana Ambiental da concessionária Águas do Paraíba, que prossegue até dia 12. Serão realizadas várias atividades internas e externas para colaboradores e a comunidade em geral.
A nova ETE terá capacidade de depurar 200 litros de esgoto por segundo, dividida em dois módulos, de 100 l/s cada um. Vai entrar em operação no prazo máximo de um ano. Além disso, será responsável pelo tratamento de esgoto dos bairros Esplanada, Nova Brasília, Pecuária, Julião Nogueira e Nashville, cujas redes coletoras começaram a ser implantadas em 2013.
Nas redes já concluídas nesses bairros, os efluentes são tratados, provisoriamente, em outra estação, a ETE-Sul, localizada no Conjunto Residencial Oswaldo Gregório, antiga Chatuba. Com a entrada em operação da ETE-Esplanada, em 2015, a Ete-Sul - que também será duplicada, ainda, no Governo Rosinha Garotinho - vai ampliar o tratamento de esgoto dos bairros centrais, à margem direita do rio Paraíba do Sul, entre os bairros do Jockey até o Parque João Maria, IPS e Aurora.
A água resultante do tratamento de esgoto vai ser purificada numa estação de tratamento de água construída na mesma área de cinco mil metros quadrados. Através de uma rede com extensão de cinco quilômetros e diâmetro de 100 milímetros, a água de reuso vai ser levada para a limpeza externa, molhação e irrigação de áreas verdes de sete condomínios residenciais: Nashville, Dahma, Athenas, Parthenon, Recanto das Palmeiras, Boulevard, Royal Boulevard.
No entorno da ETE-Esplanada também passará a existir um horto com pomar, agregando mais um componente ecológico, em projeto com parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Segunda melhor cidade em saneamento no Estado, Campos já tem em funcionamento outras seis ETEs: Sul (antiga Chatuba), Guarus, Codin, Imperial, Donana e Paraíba (no Matadouro), tratando cerca de 80% do esgoto na área de concessão de Águas do Paraíba, o que representa mais de duas vezes a média nacional.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















