Notícia no detalhe
Transporte: primeira etapa da licitação segue com análise
A primeira etapa do processo de licitação do transporte coletivo de Campos prossegue com a análise e julgamento da proposta técnica, apresentada pelos consórcios participantes. As fases seguintes compreendem as análises de preços e da documentação de habilitação das empresas. O trabalho está sendo realizado por uma comissão de assessores técnicos, sob a presidência do engenheiro de transportes Fernando MacDowell.
Ao todo três consórcios participam da concorrência: Bandeirantes, formado pelas empresas BK e Geratur, que apresentou proposta para o lote 2 ; Planície, formado por São João e Jacarandá e o consórcio União, com as empresas Cordeiro, Siqueira, São Salvador e Turisguá, que manifestaram interesse nos lotes 1 e 2.
O lote 1 contempla Guarus e toda a região norte. O 2, compreende Bela Vista, Jóquei, Penha, IPS, Bandeirantes e bairros adjacentes. Já o lote 3 abrange o Shopping Estrada, Tapera, Lagoa de Cima e região serrana.
Para o terceiro lote, o qual não teve proposta apresentada, ocorrerá uma nova sessão específica. O processo está sendo discutido pela equipe técnica e o formato do procedimento ainda será definido. “A análise requer atenção minuciosa em função do edital conter cerca de 900 páginas. Todas as empresas do setor puderam participar do certame e somente a análise técnica dos quesitos apontará as que se encontram habilitadas,” disse o Procurador Geral, Matheus José, acrescentando que a população pode ficar tranquila que todo o Município será atendido com transporte de qualidade.
Segundo ele, a licitação transcorreu dentro da normalidade, sem qualquer incidente que pudesse comprometer sua realização. Uma empresa, que não apresentou proposta, entrou com pedido de liminar para suspender o certame, que foi negado pela Justiça.
Esta é a quarta vez que a prefeitura marca uma licitação para melhorar o transporte. A primeira foi em maio de 2013. Três empresas de ônibus entraram na Justiça, impedindo que o certame acontecesse no dia previsto. A prefeitura recorreu e reverteu a situação. Uma nova data foi marcada e teve que ser adiada para adequação à Lei de Mobilidade Urbana. A terceira licitação seria em abril deste ano mas, por orientação do Tribunal de Contas do Estado, foi remarcada para o último dia 26.
Campos Cidadão
Em cinco anos, já foram repassados às empresas de ônibus mais de R$ 185 milhões desde que o Programa Campos Cidadão foi implantado, em 2009, quando a bilhetagem era de cerca de 1,8 milhão de passagens. Hoje, o número chega a 3 milhões.
Com a licitação, o transporte será modernizado e a frota ampliada, dando maior conforto e segurança à população. A tarifa terá reajuste, mas a população continuará pagando passagem a R$ 1. Com a ampliação, serão 383 ônibus para atender todas as regiões do Município.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















