Notícia no detalhe
Nutrição e literatura com João Curvo e Cíntia Moscovich
Diferentes aspectos da alimentação foram postos em debate na noite desta quarta-feira (21), na 8ª Bienal do Livro de Campos. Na Arena Jovem, o público acompanhou o encontro do médico e nutrólogo, adepto da medicina oriental e responsável pela dieta de diversas celebridades, João Curvo, com a escritora e jornalista Cíntia Moscovich. O debate, que tem o tema “Comer e coçar é só começar?” e que une nutrição e literatura, foi mediado pelo superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos.
- A ideia é chamar a atenção para a comida, tanto do ponto de vista técnico, a própria nutrição, como do subjetivo, literário. A abordagem é sobre alimentação enquanto nutrição do corpo (comida) e da alma, enquanto matéria para literatura – disse a escritora, que entre vários livros, lançou, em 2006, "Por que sou gorda, mamãe?".
Já o médico abordou uma problemática mundial na atualidade: a compulsão alimentar. “Por que as pessoas têm compulsão por determinados componentes alimentares, como doces e carboidratos. São mecanismos da compulsão alimentar, que têm tudo a ver com o emocional e o endócrino, o que chamamos de mecanismos neuroendócrinos. Queremos chamar a atenção para problemas relacionados à nutrição, pois as pessoas devem ficar atentas, pois não se cura compulsão; se controla”, concluiu o também autor de diversos livros, como “A Dieta do Yin e do Yang” , “A Arte de se Cuidar” , “As Cinco Estações do Corpo” e “A Alquimia dos Sabores”.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2026 19:58:20 Folha de pagamento de abril reafirma compromisso com os servidores
- 29/04/2026 19:53:36 FMS vistoria UPH de Ururaí e acompanha avanço das obras do novo PU
- 29/04/2026 19:49:47 Transporte Universitário inicia teste de controle de frequência com QR Code
- 29/04/2026 19:46:11 Vem pro Samba do Trabalhador! 1º de Maio é dia de festa no Farol
- 29/04/2026 19:43:11 Quatro projetos da Seduct aprovados para o XII Congresso Nacional de Educação
Folha de pagamento de abril reafirma compromisso com os servidores
2904 19h53FMS vistoria UPH de Ururaí e acompanha avanço das obras do novo PU
2904 19h49Transporte Universitário inicia teste de controle de frequência com QR Code
2904 19h46Vem pro Samba do Trabalhador! 1º de Maio é dia de festa no Farol
2904 19h43Quatro projetos da Seduct aprovados para o XII Congresso Nacional de Educação
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Concurso da Educação de Campos é retomado com cronograma definido
5Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
6Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda




















