Notícia no detalhe
Ciúme sob a ótica da ciência por Ana Beatriz Barbosa
Todo mundo tem ciúme. Quando se está apaixonado, então, ocorrem excessos, porque a paixão não permite que se corra o risco de perder o outro. Sem chegar a extremos, o ciúme é compreensível e aceitável. Quando incontrolável, é sinal de problema. Disso, todos sabem. Mas observar o problema do ciúme como patologia, descobrir as causas e tratá-las é assunto para a ciência. E é isso que aborda a obra Corações Descontrolados: Cíumes, Raiva, Impulsividade - o Jeito Borderline de Ser, lançado em 2012, um dos best sellers da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, autora também das séries Mentes Perigosas e Mentes Inquietas. E é sobre ciúme que ela fala para a plateia do Café Literário na 8 Bienal do Livro de Campos na noite desta terça-feira (20).
Como Ana Beatriz explica na obra, borderline é um transtorno de personalidade ligado à impulsividade. Um tema que deriva de “fronteiriço, que se refere ao limite entre um estado normal e um quase psicótico, assim como às instabilidades de humor. Palestrante requisitada em todo o país, à vontade com o tema e com Campos, que visita pela oitava vez, ela mistura conhecimento científico e boas doses de humor em uma linguagem simples, que prende a atenção do expectador. “Ciúme é quando a gente quer que o outro tenha toda a atenção voltada para nós. E quanto mais a gente se desespera para não perder alguém, mais a gente perde, porque sufoca o outro”.
Aplaudida pela plateia e enquanto distribuía autógrafos, Ana Beatriz elogiou a Bienal. “Cada vez que venho a Campos vejo eventos maiores. Campos está crescendo. E crescendo também intelectualmente. Estamos vendo aqui universitários, educadores, muita gente interessada no conhecimento. Eu só acredito na mudança através do conhecimento. Fico feliz com isso”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















