Notícia no detalhe
Código de ética dos Procons tem minuta aprovada em reunião
Mais um tema foi debatido na VIII reunião da Senacon em conjunto com o ProconsBrasil e os órgãos de defesa do consumidor de todo o País, com minuta do código de ética dos Procons aprovada. Essa importante ferramenta visa assegurar as obrigações desses profissionais e a honestidade de propósito dos servidores que atuarem na proteção e defesa do consumidor.
Dentre outras recomendações foram abordadas: receber patrocínio privado para realização de eventos; comportamento diante dos órgãos de comunicação; preservar o nome, imagem e reputação do órgão; padronizar as ações, procedimentos e decisões; regras de conduta e limites profissionais; documentação de todos os documentos executados pelos diversos setores do órgão.
Para a secretária executiva do Procon Campos, Rosangela Tavares, esse código de ética, já praticado no órgão campista, trará mais segurança nos procedimentos adotados. “Primamos pelo profissionalismo, comprometimento e eficiência em todos os nossos departamentos. Além disso, damos total publicidade aos nossos atos, para que a população possa acompanhar, avaliar e contestar nossa atuação. Buscamos a total transparência de tudo que realizamos”, destaca Rosangela Tavares.
Para garantir a segurança na atuação dos fiscais, fica recomendada a atuação, sempre que possível, de dois ou mais fiscais. A atuação de apenas um fiscal não configura lesão ao código de defesa do consumidor mas, a presença de outro colega reforça e credencia seu trabalho, que deve ser realizado sem a pressão ou interferência de fornecedores ou mesmo consumidores. Nas audiências de conciliação o conciliador não pode externar juízo de valor sobre esta, não deve atuar de forma desrespeitosa com os consumidores e fornecedores e, também, mantida sua neutralidade, não pode atuar contrário aos direitos dos consumidores. Por esse entendimento, o conciliador, mesmo que o consumidor não se aperceba do fato, deve se manifestar quando identificar durante a audiência que existe uma lesão à relação de consumo.
Os atendentes devem primar pelo conhecimento da matéria (código de defesa do consumidor e demais leis correlatas) e tentar de todas as formas resolver amistosamente as demandas, com autoridade e respeito para com fornecedores e consumidores. Com a criação desse código de conduta, os consumidores brasileiros poderão exercer com mais facilidade a fiscalização das atividades dos Procons e de seus servidores.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/05/2025 09:16:40 Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
- 19/05/2025 09:05:24 Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
- 19/05/2025 08:44:39 Prefeitura viabiliza acolhimento de idoso no Monsenhor Severino
- 19/05/2025 08:31:02 Estradas do Produtor chega à Baixada Campista nesta semana
- 19/05/2025 08:09:51 Hospital Ferreira Machado se consolida como referência em urgência pediátrica
Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
1905 09h05Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
1905 08h44Prefeitura viabiliza acolhimento de idoso no Monsenhor Severino
1905 08h31Estradas do Produtor chega à Baixada Campista nesta semana
1905 08h09Hospital Ferreira Machado se consolida como referência em urgência pediátrica
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa