Notícia no detalhe
City Tour “Passos do Coronel” nesta quinta para estudantes
Cerca de 50 estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal Getúlio Vargas, da localidade de Tocos, participam nesta quinta-feira (8), a partir das 7h30, de um City Tour especial, pautado no roteiro "Passos do Coronel", que homenageia o escritor campista José Cândido de Carvalho, autor do premiado livro "O Coronel e o Lobisomem". Este será o terceiro passeio com alunos e professores da escola da Baixada Campista. A proposta faz parte da iniciativa de divulgar o escritor campista, homenageado da 8ª Bienal do Livro, que acontece entre os dias 16 e 25 deste mês no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).
O objetivo desta série de city tour pela baixada é o de relacionar com o principal evento literário do município, a 8ª Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes. "Estamos oferecendo esses passeios aos estudantes da Baixada, que moram e estudam onde se passam as estórias descritas nos livros de José Cândido", explicou Ana Néri Alvarenga, diretora do Departamento de Turismo, da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
O guia de turismo, Everaldo Reis, disse que o passeio contemplará a visita a pontos na estória do município que têm importância histórica e cultural, como o Solar do Colégio - atual Arquivo Público Municipal - o Mosteiro de São Bento e a Capela de Campo Limpo, locais onde haverá parada técnica. "Esse city tour em especial é muito rico em informações, porque passaremos em lugares que guardam muitas memórias e são citados, inclusive, em livros do escritor, assim como a linguagem do "campistês”, retratada por José Cândido em seus livros", com muitos termos que são usados até hoje como o "dijahojinha" e o "cabrunco",observa,
O city tour passará também pelas antigas usinas da Baixada e as olarias, indo até Baixa Grande, entre outros pontos e, ainda, pela Casa de Cultura de Goitacazes, que tem o nome do autor de "O Coronel e o Lobisomem". No local podem ser pesquisadas a bibliografia e fazer empréstimos de obras do escritor.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional