Notícia no detalhe
Saúde comemora Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial
O Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial é celebrado neste sábado, 26 de abril. Mas, para lembrar a data, o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) da Secretaria de Saúde realizará, na próxima terça-feira (29), um evento com o tema “Já ouviu seu coração hoje?”. A ação será realizada das 9h às 17h, na sede da Secretaria.
O objetivo, segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Doutor Chicão, é conscientizar a população sobre o diagnóstico preventivo e o tratamento da hipertensão e de doenças cardiovasculares em geral. Ele explica que a hipertensão arterial sistêmica, mais conhecida como pressão alta, é uma condição crônica em que a pressão exercida pelo sangue nas artérias se mantém elevada.
- A detecção dessa doença muitas vezes é tardia, haja vista sua evolução lenta e silenciosa. Além disso, ela é considerada um dos principais fatores de risco cardiovascular e pode resultar em consequências graves a órgãos como coração, cérebro, rins, olhos e vasos sanguíneos, explicou o vice-prefeito.
A gerente do DAF, Bruna Araújo, afirma que a ação integra o Programa Preliminar de Prestação de Serviços Farmacêuticos Oferecidos à População, que visa promover atividades de Educação em Saúde, no âmbito da prevenção, recuperação e proteção da saúde.
- Vamos oferecer pesagem; mensuração da altura, circunferência abdominal e cálculo do IMC; anamnese e orientação farmacêutica; aferição da pressão arterial; orientação nutricional; encaminhamento e marcação de consultas para clínica médica e cardiologia. Farmacêuticos, técnicos de farmácia, nutricionistas, médicos e graduandos em farmácia atenderão os pacientes, informou Bruna.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 08:31:59 Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
- 13/03/2026 08:23:05 Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
- 13/03/2026 08:14:17 Parceria com 2ª Cia de Infantaria para implantar Projeto Forças no Esporte
- 13/03/2026 08:09:24 AdoleScER com o Cinema: oficina audiovisual na EM Guiomar Ramos
- 12/03/2026 18:11:52 Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
1303 08h23Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
1303 08h14Parceria com 2ª Cia de Infantaria para implantar Projeto Forças no Esporte
1303 08h09AdoleScER com o Cinema: oficina audiovisual na EM Guiomar Ramos
1203 18h11Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















