Notícia no detalhe
Festival de Curtas vai homenagear José Cândido de Carvalho
A Escola Municipal Santa Maria, localizada no distrito com o mesmo nome, na região norte do município, está desenvolvendo o projeto “Festival de Curtíssima Metragem: Uma homenagem a José Cândido de Carvalho”, que comemora o centenário do escritor campista este ano. O projeto é uma parceria entre a escola, a comunidade local e a Gerência de Animação Cultural da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).
Sob a coordenação do animador cultural Flávio Viana, que atua na Escola Santa Maria e no Espaço para Prática Artística-Funarte/Smece, o projeto é interdisciplinar, reunindo as áreas de Animação Cultural e de Língua Portuguesa. O livro “Olha para o céu, Frederico!”, do escritor campista, vem sendo estudado, de forma dinâmica, com os alunos e professores que atuam do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos.
Cada turma participante do projeto adaptará, para a linguagem audiovisual, um capítulo de “Olha para o céu, Frederico!”. Assim, serão montados filmes curtas-metragens de 4 minutos de duração, cada um. Para isso, o projeto engloba em toda sua execução atividades como: o estudo da vida e da obra de José Cândido, práticas literárias, estudos sobre arte e bioética (direitos de imagem), captação de imagens, filmagens e projeções, e edição de audiovisual.
— Por que a linguagem audiovisual? Os estudantes poderão se ver nas telas e o audiovisual dá a oportunidade de voltar e fazer de novo. Vou filmar com eles dez vezes, até chegarmos ao objeto que a gente precisa. Eles vão usar figurinos e o estúdio de filmagens será a sala de aula, onde será montado o cenário. O aluno de comunidades e da zona rural já terá contato com a obra de José antes mesmo de iniciarem as comemorações pelo centenário.—, explica Flávio.
No dia 5 de agosto, num evento de estilo cinematográfico (com direito a tapete vermelho), o projeto vai premiar, com estatuetas, os estudantes participantes que ganharem destaque nas seguintes categorias: Melhor Curta, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Coadjuvante, Melhor Cenário e Melhor Figurino.
— Queremos potencializar o espaço no qual se aprende, que é a escola, além de trabalhar a interdisciplinaridade, que nos leva à compreensão e a concepções de vários elementos interpretativos do cotidiano.—, acrescenta Flávio.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
- 14/05/2025 13:23:08 Adote um Amigo de 4 Patas: feira de adoção e vacinação de volta ao Partage
- 14/05/2025 11:33:04 Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
1405 13h23Adote um Amigo de 4 Patas: feira de adoção e vacinação de volta ao Partage
1405 11h33Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado