Notícia no detalhe
Escolas com atividades envolvendo a temática Copa do Mundo 2014
Algumas unidades escolares da rede municipal de ensino vêm desenvolvendo propostas de atividades que possuem como temática, direta ou indiretamente, a Copa do Mundo de Futebol Fifa 2014, que acontecerá no Brasil. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) possui um projeto específico que reúne educação e Copa do Mundo, intitulado “Sonhos, Esperança e Paixão – Brasil Campeão”.
O projeto foi elaborado pela Diretoria Pedagógica e pela Gerência de Projetos Especiais da Smece. A ideia é realizar, nas creches e escolas, atividades que relacionam os conteúdos das aulas com a Copa. As ações envolvem alunos de todos os segmentos, desde a creche até a Educação de Jovens e Adultos.
- Na disciplina de Geografia, por exemplo, os alunos podem fazer trabalhos sobre as culturas e populações dos países que participarão da Copa. Essa é uma forma diferente de trabalhar o conhecimento. A criança se envolve no conteúdo, fica mais estimulada -, comenta a gerente de Projetos Especiais da Smece, Ana Lúcia Tavares.
Ana informou que todas as unidades escolares da rede desenvolverão atividades e explicou que a culminância do projeto será no dia 9 de junho, quando as atividades serão apresentadas em um evento no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto, o Cepop.
Dentre as unidades que já vêm elaborando suas atividades estão as escolas municipais Santa Maria, Professora Vilma Tâmega, Escola Modelo Walter Siqueira e Frederico Paes. Vários tipos de linguagens serão trabalhados no projeto, que engloba teatro, música, leitura e produção de textos (como os literários), pesquisas, contação de histórias, dança, canto, atividades esportivas, seminários, jogos e língua estrangeira.
Projeto de atividades é elaborado - Na Escola Walter Siqueira, estão sendo programados campeonatos de futebol e de paródia, e confecção de uma bandeira do Brasil, feita com materiais alternativos. “O verde da bandeira será feito com fundos de garrafas plásticas de refrigerantes, o amarelo e o azul serão feitos com tampinhas de embalagens, e o branco também será feito com material alternativo. Nós estamos projetando como serão as atividades.”, comenta a professora Josilma Gomes, que leciona Ciências, na Escola Walter Siqueira.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/06/2026 12:46:51 Projeto Imuniza Campos leva vacinação à UBSF do Parque Aurora nesta segunda-feira
- 13/06/2026 12:10:41 Rede municipal marca presença no Fasa 2026 e vive experiência cultural na Uenf
- 13/06/2026 11:49:27 Proibido uso de recipientes de vidro em pontos de concentração para jogos
- 13/06/2026 11:26:33 Comissão da Política de Alfabetização avança no debate para melhoria do ensino
- 13/06/2026 10:59:27 Felipe Ferreira apresenta novo espetáculo de stand up comedy no Teatro de Bolso
Projeto Imuniza Campos leva vacinação à UBSF do Parque Aurora nesta segunda-feira
1306 12h10Rede municipal marca presença no Fasa 2026 e vive experiência cultural na Uenf
1306 11h49Proibido uso de recipientes de vidro em pontos de concentração para jogos
1306 11h26Comissão da Política de Alfabetização avança no debate para melhoria do ensino
1306 10h59Felipe Ferreira apresenta novo espetáculo de stand up comedy no Teatro de Bolso
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Semana do MEI, que acontece de 25 a 29 de maio, tem inscrições abertas
5Programa Estradas do Produtor segue com manutenção de vicinais em Pernambuca
6Limpeza de canal no Novo Eldorado avança e reforça prevenção de alagamentos





















