Notícia no detalhe
Campos participa de eventos pró-desenvolvimento regional
A Prefeitura de Campos, através de diferentes secretarias, tem mitigado a elaboração de planos e programas para a promoção do desenvolvimento regional. Neste mês de abril, a Secretaria de Petróleo, Energias Renováveis e Inovação Tecnológica participa de diversos eventos ligados ao setor do petróleo e gás natural. O primeiro evento focado na proposta de um Pacto Estadual para o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a exemplo da experiência positiva de Campos, foi discutido no dia 8, em Niterói, com gestores da antiga capital fluminense e de municípios das regiões, Norte, Lagos e Noroeste Fluminense.
Nesta reunião foram traçadas e acordadas algumas diretrizes e metas de parceria entre os municípios, que já dispõem de um programa avançado de gestão de resíduos sólidos e poderá servir de modelo na implementação do plano intermunicipal.
O secretário de Petróleo, Energias Renováveis e Inovação Tecnológica, Marcelo Neves, que também é secretário Executivo da Ompetro, destaca que os municípios da Zona principal de produção de petróleo tem maior geração de resíduos sólidos e isso configura um dos maiores desafios enfrentados pelas administrações públicas no Brasil e no mundo. “Não há mais dúvida de que a sua gestão afeta diretamente as condições de saúde, social, ambiental, econômica e até cultural de uma comunidade. O investimento na maneira adequada de se lidar com cada tipo de resíduo sólido transforma-se em um grande aliado do desenvolvimento sustentável, com benefícios de curto, médio e longo prazos para toda a comunidade”, defende Marcelo Neves, que esteve representado pelo diretor de Inovação Tecnológica, Maurício do Vale, que ao lado do engenheiro Marcos Sá, da Clin/Niterói, presidiu a reunião.
Durante o evento ficou patenteado que, para atingir tal objetivo, é necessária a construção de sistema integrado, participativo, com responsabilidade compartilhada, definição de metas e indicadores para permitir acompanhamento e revisão periódica. Para isso, os representantes dos municípios formaram entendimento de que é necessário buscar formas de incentivo a não geração, à redução e à requalificação dos resíduos como materiais para reutilização e reciclagem, restando apenas como rejeito aquilo que realmente não puder ser reaproveitado.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
- 17/09/2025 17:09:10 Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
- 17/09/2025 16:59:36 Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
- 17/09/2025 16:47:04 Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
- 17/09/2025 16:35:55 Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
1709 17h09Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
1709 16h59Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
1709 16h47Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
1709 16h35Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles