Notícia no detalhe
Campos participa de eventos pró-desenvolvimento regional
A Prefeitura de Campos, através de diferentes secretarias, tem mitigado a elaboração de planos e programas para a promoção do desenvolvimento regional. Neste mês de abril, a Secretaria de Petróleo, Energias Renováveis e Inovação Tecnológica participa de diversos eventos ligados ao setor do petróleo e gás natural. O primeiro evento focado na proposta de um Pacto Estadual para o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a exemplo da experiência positiva de Campos, foi discutido no dia 8, em Niterói, com gestores da antiga capital fluminense e de municípios das regiões, Norte, Lagos e Noroeste Fluminense.
Nesta reunião foram traçadas e acordadas algumas diretrizes e metas de parceria entre os municípios, que já dispõem de um programa avançado de gestão de resíduos sólidos e poderá servir de modelo na implementação do plano intermunicipal.
O secretário de Petróleo, Energias Renováveis e Inovação Tecnológica, Marcelo Neves, que também é secretário Executivo da Ompetro, destaca que os municípios da Zona principal de produção de petróleo tem maior geração de resíduos sólidos e isso configura um dos maiores desafios enfrentados pelas administrações públicas no Brasil e no mundo. “Não há mais dúvida de que a sua gestão afeta diretamente as condições de saúde, social, ambiental, econômica e até cultural de uma comunidade. O investimento na maneira adequada de se lidar com cada tipo de resíduo sólido transforma-se em um grande aliado do desenvolvimento sustentável, com benefícios de curto, médio e longo prazos para toda a comunidade”, defende Marcelo Neves, que esteve representado pelo diretor de Inovação Tecnológica, Maurício do Vale, que ao lado do engenheiro Marcos Sá, da Clin/Niterói, presidiu a reunião.
Durante o evento ficou patenteado que, para atingir tal objetivo, é necessária a construção de sistema integrado, participativo, com responsabilidade compartilhada, definição de metas e indicadores para permitir acompanhamento e revisão periódica. Para isso, os representantes dos municípios formaram entendimento de que é necessário buscar formas de incentivo a não geração, à redução e à requalificação dos resíduos como materiais para reutilização e reciclagem, restando apenas como rejeito aquilo que realmente não puder ser reaproveitado.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
- 14/05/2025 13:23:08 Adote um Amigo de 4 Patas: feira de adoção e vacinação de volta ao Partage
Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
1405 13h23Adote um Amigo de 4 Patas: feira de adoção e vacinação de volta ao Partage
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado