Notícia no detalhe
Campos participa de eventos pró-desenvolvimento regional
A Prefeitura de Campos, através de diferentes secretarias, tem mitigado a elaboração de planos e programas para a promoção do desenvolvimento regional. Neste mês de abril, a Secretaria de Petróleo, Energias Renováveis e Inovação Tecnológica participa de diversos eventos ligados ao setor do petróleo e gás natural. O primeiro evento focado na proposta de um Pacto Estadual para o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a exemplo da experiência positiva de Campos, foi discutido no dia 8, em Niterói, com gestores da antiga capital fluminense e de municípios das regiões, Norte, Lagos e Noroeste Fluminense.
Nesta reunião foram traçadas e acordadas algumas diretrizes e metas de parceria entre os municípios, que já dispõem de um programa avançado de gestão de resíduos sólidos e poderá servir de modelo na implementação do plano intermunicipal.
O secretário de Petróleo, Energias Renováveis e Inovação Tecnológica, Marcelo Neves, que também é secretário Executivo da Ompetro, destaca que os municípios da Zona principal de produção de petróleo tem maior geração de resíduos sólidos e isso configura um dos maiores desafios enfrentados pelas administrações públicas no Brasil e no mundo. “Não há mais dúvida de que a sua gestão afeta diretamente as condições de saúde, social, ambiental, econômica e até cultural de uma comunidade. O investimento na maneira adequada de se lidar com cada tipo de resíduo sólido transforma-se em um grande aliado do desenvolvimento sustentável, com benefícios de curto, médio e longo prazos para toda a comunidade”, defende Marcelo Neves, que esteve representado pelo diretor de Inovação Tecnológica, Maurício do Vale, que ao lado do engenheiro Marcos Sá, da Clin/Niterói, presidiu a reunião.
Durante o evento ficou patenteado que, para atingir tal objetivo, é necessária a construção de sistema integrado, participativo, com responsabilidade compartilhada, definição de metas e indicadores para permitir acompanhamento e revisão periódica. Para isso, os representantes dos municípios formaram entendimento de que é necessário buscar formas de incentivo a não geração, à redução e à requalificação dos resíduos como materiais para reutilização e reciclagem, restando apenas como rejeito aquilo que realmente não puder ser reaproveitado.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















