Notícia no detalhe
Pioneirismo: Prefeita Rosinha lança vacina HPV para meninos
Em ação inédita no país, a Prefeita Rosinha Garotinho implantou a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) para meninos na rede municipal de saúde. Ela estava acompanhada do vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, que aplicou as primeiras doses da vacina em dois alunos da Escola Municipal Pequeno Jornaleiro: Messias dos Santos Pereira Júnior, 11 anos, e Bernardo Rosa de Freitas Assad, 13 anos.
A partir desta quarta-feira (26), a vacina, que já integrava o Programa Municipal de Imunização desde setembro de 2010, contemplando as meninas de 11 a 15 anos, estará disponível também para os meninos de 11 a 13 anos, na sala 5 da Secretaria Municipal de Saúde. A estratégia de vacinação também acontecerá nas escolas, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) e por meio do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
- Entendemos que prevenir, como diz o ditado, é o melhor remédio. Acreditamos na prevenção. Por isso, implantamos as vacinas especiais. Fazemos além do que faz o Ministério da Saúde. Fico Feliz, porque conseguimos avançar. E não fazemos saúde apenas com o Sistema Único de Saúde (SUS). Investimos na saúde mais do que o dobro do índice constitucional, ou seja, 41%, no ano passado. Nós temos o Centro de Anemia Falciforme, sala de situação da dengue, Programa Saúde na Escola, que tem contribuído com a vacinação; ampliamos muito o número de atendimentos básicos; temos um hospital na casa dos pacientes, invisível, que tem mais leitos que os convencionais, que é o Programa de Assistência Domiciliar (PAD); fizemos uma nova UTI no Hospital Ferreira Machado, de primeiro mundo, entre outras ações – disse a Prefeita.
O vice-prefeito destacou que a prefeita Rosinha tem visão de saúde pública, de saúde coletiva e um olhar de cuidado sobre as pessoas. Segundo ele, quando apresentou a proposta de implantar a vacina Prevenar em 2010, a prefeita, imediatamente, autorizou a medida, afirmando que faria a diferença na saúde das crianças.
- E colhemos os frutos logo no primeiro ano de vacinação, obtendo redução de 50% nas internações por doenças respiratórias, zeramos os casos de meningite pelo pneumococo e reduzimos tantas outras internações por doenças respiratórias. Em seguida, vieram as vacinas contra HPV para meninas, hepatite A e varicela, de forma pioneira no país – disse Doutor Chicão.
Cerca de 12 mil meninos serão vacinados no primeiro ano. Aproximadamente 32 mil meninas foram imunizadas desde 2010, aplicando 90 mil doses. Campos é a cidade com o maior Programa de Imunização do país, servido como referência para o Ministério da Saúde; e a única com 4 vacinas especiais. A prefeita apresentou a propaganda que será veiculada a partir desta quarta-feira (26) na imprensa televisiva, orientando a população.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa