Notícia no detalhe
Agricultura destaca-se no Seminário de Gestão Interna
A prestação de contas da Secretaria de Agricultura, feita nesta quinta-feira (20), no primeiro dia do Seminário de Avaliação de Gestão Interna com foco no desenvolvimento e sustentabilidade, destacou-se no cumprimento de metas, bem como na relevância dos projetos sustentáveis apresentados para realizar até dezembro desse ano. O secretário Eduardo Crespo detalhou as ações dos quatro programas de fomento para promover o aumento da produção de alimentos, associado à fixação do homem no campo, com aumento da geração de emprego e renda, através da aplicação de tecnologia, apoio técnico e acesso ao microcrédito. Gestores de várias secretarias aplaudiram o anúncio do Programa EcoHorta, maior programa de produção de hortaliças em perímetro urbano do Brasil. No “Mais Frango” 10 minigranjas modelo vão produzir e comercializar com abatedouro que abate 50 mil frangos por semana.
Os quatro projetos de destaque são Mais Frango; Mais Leite; Patrulha Mecanizada e EcoHorta, que é uma modalidade reestruturada do antigo Programa de Hortas Comunitárias e da Central Integrada de Produção. O EcoHorta implica reestruturação e ampliação do programa que deverá ter mais 170 terrenos baldios transformados em hortas. Pelo menos 80% da produção de verduras e legumes será destinada aos responsáveis das hortas para consumo de sua família e para a comercialização das hortaliças e legumes nos próprios terrenos, já que a Secretaria providenciará bancas padronizadas para a venda na própria comunidade.
O secretário de Governo, Suledil Bernardino, que coordena o Seminário, destacou que “pela primeira vez a Secretaria de Agricultura de Campos realiza um cadastramento dos produtores rurais, e isso vai permitir definir o perfil do pequeno produtor rural no município”. Ele concordou com o secretário Eduardo Crespo de que a medida é importante para mudar o paradigma das políticas públicas de apoio ao pequeno produtor rural que trabalham nas atividades da agricultura e pecuária.
Eduardo Crespo destacou que mais de 3 mil produtores já aderiram ao cadastro que é o ponto de partida para inserção nos programas de fomento à produção rural da Secretaria, tanto para a produção de olericultura, gado e leite, neste caso para produtores donos de até 70 cabeças de gado, que serão contemplados com investimentos de R$ 3,2 milhões até dezembro. Os recursos da Secretaria, do Sebrae e de emenda do deputado federal Garotinho serão aplicados na aquisição de kits (containeres equipados com bujão de hidrogênio com embriões de espécie do gado leiteiro e tanques resfriadores de leite) coordenado por veterinários.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















