Notícia no detalhe
Agricultura destaca-se no Seminário de Gestão Interna
A prestação de contas da Secretaria de Agricultura, feita nesta quinta-feira (20), no primeiro dia do Seminário de Avaliação de Gestão Interna com foco no desenvolvimento e sustentabilidade, destacou-se no cumprimento de metas, bem como na relevância dos projetos sustentáveis apresentados para realizar até dezembro desse ano. O secretário Eduardo Crespo detalhou as ações dos quatro programas de fomento para promover o aumento da produção de alimentos, associado à fixação do homem no campo, com aumento da geração de emprego e renda, através da aplicação de tecnologia, apoio técnico e acesso ao microcrédito. Gestores de várias secretarias aplaudiram o anúncio do Programa EcoHorta, maior programa de produção de hortaliças em perímetro urbano do Brasil. No “Mais Frango” 10 minigranjas modelo vão produzir e comercializar com abatedouro que abate 50 mil frangos por semana.
Os quatro projetos de destaque são Mais Frango; Mais Leite; Patrulha Mecanizada e EcoHorta, que é uma modalidade reestruturada do antigo Programa de Hortas Comunitárias e da Central Integrada de Produção. O EcoHorta implica reestruturação e ampliação do programa que deverá ter mais 170 terrenos baldios transformados em hortas. Pelo menos 80% da produção de verduras e legumes será destinada aos responsáveis das hortas para consumo de sua família e para a comercialização das hortaliças e legumes nos próprios terrenos, já que a Secretaria providenciará bancas padronizadas para a venda na própria comunidade.
O secretário de Governo, Suledil Bernardino, que coordena o Seminário, destacou que “pela primeira vez a Secretaria de Agricultura de Campos realiza um cadastramento dos produtores rurais, e isso vai permitir definir o perfil do pequeno produtor rural no município”. Ele concordou com o secretário Eduardo Crespo de que a medida é importante para mudar o paradigma das políticas públicas de apoio ao pequeno produtor rural que trabalham nas atividades da agricultura e pecuária.
Eduardo Crespo destacou que mais de 3 mil produtores já aderiram ao cadastro que é o ponto de partida para inserção nos programas de fomento à produção rural da Secretaria, tanto para a produção de olericultura, gado e leite, neste caso para produtores donos de até 70 cabeças de gado, que serão contemplados com investimentos de R$ 3,2 milhões até dezembro. Os recursos da Secretaria, do Sebrae e de emenda do deputado federal Garotinho serão aplicados na aquisição de kits (containeres equipados com bujão de hidrogênio com embriões de espécie do gado leiteiro e tanques resfriadores de leite) coordenado por veterinários.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda