Notícia no detalhe
Prefeitura: reconstrução da mama para pacientes oncológicos
A Prefeitura de Campos está garantindo, a partir deste ano, o serviço de reconstrução mamária em pacientes oncológicas mastectomizadas, que fizeram retirada total ou parcial da mama. As cirurgias, com o novo modelo de financiamento, com recursos dos royalties do petróleo, acontecem no Hospital Beneficência Portuguesa (HBP), Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) e Hospital Dr. Beda. A informação é do vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.
Ele afirma que a prefeitura contratualizou 5 cirurgias/mês em cada uma das unidades, totalizando 15 cirurgias/mês. O Sistema Único de Saúde (SUS) subfinancia o serviço, impossibilitando a realização do mesmo de forma integral. Ele explica que essas unidades estão credenciadas para realizarem o serviço, por terem Unidades de Assistência de Alta Complexidade (Unacon). A medida faz parte do Plano de Governo da Prefeita Rosinha Garotinho.
- O valor pago pelo SUS não cobre nem os gastos com a equipe médica mas, a partir de agora, com o aporte financeiro garantido pela Prefeitura, por meio dos royalties do petróleo, o serviço começou a ser garantido. Isso significa que as pacientes encontrarão mais facilidade no acesso a cirurgias de reconstrução mamária, que poderão ser feitas de imediato, junto com a mastectomia, se o tratamento oncológico permitir – disse o vice-prefeito.
Incentivo da prefeitura torna procedimento viável - O cirurgião plástico do HBP, Thiago Rocha Pimentel, explica que, quando não for possível fazer a reconstrução mamária imediata, será feita a reconstrução tardia, ou seja, alguns meses depois. “As condições que o SUS oferece são inviáveis, não garantem estrutura, material, as próprias próteses e os honorários médicos, o que não tornava o serviço atraente do ponto de vista médico-hospitalar. Esse incentivo da Prefeitura torna o procedimento viável”, destacou o médico.
Milena Ribeiro, 18 anos, descobriu um tumor há um ano e fez a reconstrução mamária no mesmo procedimento da mastectomia. “Minha filha está se recuperando muito bem e de forma rápida. Ela tinha um tumor gigante e descobriu no CRTCA 1 (Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente), quando estava amamentando minha neta. O diagnóstico também foi muito bom. Estamos satisfeitas”, concluiu Ana Paula Teixeira, mãe da jovem.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda