Notícia no detalhe
Prefeitura: reconstrução da mama para pacientes oncológicos
A Prefeitura de Campos está garantindo, a partir deste ano, o serviço de reconstrução mamária em pacientes oncológicas mastectomizadas, que fizeram retirada total ou parcial da mama. As cirurgias, com o novo modelo de financiamento, com recursos dos royalties do petróleo, acontecem no Hospital Beneficência Portuguesa (HBP), Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) e Hospital Dr. Beda. A informação é do vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.
Ele afirma que a prefeitura contratualizou 5 cirurgias/mês em cada uma das unidades, totalizando 15 cirurgias/mês. O Sistema Único de Saúde (SUS) subfinancia o serviço, impossibilitando a realização do mesmo de forma integral. Ele explica que essas unidades estão credenciadas para realizarem o serviço, por terem Unidades de Assistência de Alta Complexidade (Unacon). A medida faz parte do Plano de Governo da Prefeita Rosinha Garotinho.
- O valor pago pelo SUS não cobre nem os gastos com a equipe médica mas, a partir de agora, com o aporte financeiro garantido pela Prefeitura, por meio dos royalties do petróleo, o serviço começou a ser garantido. Isso significa que as pacientes encontrarão mais facilidade no acesso a cirurgias de reconstrução mamária, que poderão ser feitas de imediato, junto com a mastectomia, se o tratamento oncológico permitir – disse o vice-prefeito.
Incentivo da prefeitura torna procedimento viável - O cirurgião plástico do HBP, Thiago Rocha Pimentel, explica que, quando não for possível fazer a reconstrução mamária imediata, será feita a reconstrução tardia, ou seja, alguns meses depois. “As condições que o SUS oferece são inviáveis, não garantem estrutura, material, as próprias próteses e os honorários médicos, o que não tornava o serviço atraente do ponto de vista médico-hospitalar. Esse incentivo da Prefeitura torna o procedimento viável”, destacou o médico.
Milena Ribeiro, 18 anos, descobriu um tumor há um ano e fez a reconstrução mamária no mesmo procedimento da mastectomia. “Minha filha está se recuperando muito bem e de forma rápida. Ela tinha um tumor gigante e descobriu no CRTCA 1 (Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente), quando estava amamentando minha neta. O diagnóstico também foi muito bom. Estamos satisfeitas”, concluiu Ana Paula Teixeira, mãe da jovem.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa