Notícia no detalhe
HGG retoma audiometria do tronco cerebral
O Hospital Geral de Guarus (HGG) retomou este mês a realização do exame de audiometria de tronco cerebral (Exame de Bera), que avalia a audição e detecta anormalidades auditivas. O exame permite medir o grau e o tipo de alteração que o paciente sofre e está sendo realizado às terças e quintas-feiras, através de encaminhamento médico.
Segundo o diretor da unidade hospitalar, Otávio Cabral, a audiometria orienta as medidas preventivas ou curativas a serem tomadas, evitando assim o agravamento da deficiência. “Ele é considerado um exame de última geração e muito valioso, pois auxilia o médico em diversas doenças que atingem o cérebro e o nervo auditivo”, disse o diretor.
O exame pode ser realizado em qualquer idade, sendo indicado nos casos de surdez que atinge o nervo auditivo, esclerose, doença degenerativa e vascular, traumatismo crânio-encefálico, zumbido, entre outros. Com ele, é possível detectar tumores.
A otorrinolaringologista da unidade, Martha Verônica Câmara Barbosa, explicou que o exame é uma complementação da avaliação auditiva e é importante, porque avalia a parte eletrofisiológica da audição. “Uma das vantagens do Bera é que ele é objetivo, ou seja, independe da colaboração do paciente. É o aparelho quem dá a resposta, enquanto a audiometria comum é subjetiva, depende da colaboração do paciente”, explicou a médica.
Ela lembrou, ainda, que o exame é necessário para fechar o diagnóstico do paciente, mas não deve ser feito isoladamente. “É indicado que se faça ainda a audiometria comportamental, a audiometria convencional e a imitanciometria, que avalia a pressão da orelha e os sons mais intensos”, acrescentou. A auxiliar de enfermagem, Márcia Soraia, 30 anos, foi uma das beneficiadas com a retomada da realização do exame. “O exame não dói e, graças a Deus, o meu diagnóstico deu normal”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/05/2025 11:52:17 FortaleSER promove ação do Maio Laranja na BR 101, com apoio da PRF
- 19/05/2025 11:03:26 Espaço da Oportunidade com 338 vagas de emprego nesta semana
- 19/05/2025 10:06:04 Procon Campos já aplicou quase R$ 10 milhões em multas contra a Enel neste ano
- 19/05/2025 09:16:40 Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
- 19/05/2025 09:05:24 Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
FortaleSER promove ação do Maio Laranja na BR 101, com apoio da PRF
1905 11h03Espaço da Oportunidade com 338 vagas de emprego nesta semana
1905 10h06Procon Campos já aplicou quase R$ 10 milhões em multas contra a Enel neste ano
1905 09h16Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
1905 09h05Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa