Notícia no detalhe
Coleta seletiva: 3.858 toneladas recolhidas em mais de 5 anos
O novo programa de coleta seletiva, lançado na Praia do Farol de São Tomé, em janeiro, pela prefeita Rosinha Garotinho, está sendo ampliado em todo o município. Nos últimos cinco anos, 3.754 toneladas de materiais, como papéis, plásticos, papelão, garrafas Pet, latinhas, entre outros, foram devidamente recolhidos pela concessionária Vital Engenharia. Só em 2013, foram coletadas na cidade 954 toneladas de resíduos recicláveis. Somando as 105 toneladas, recolhidas em janeiro, foram 3.858 toneladas.
Segundo o subsecretário de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Carlos Morales, a coleta seletiva já vinha sendo realizada desde 2009. “Com o novo programa, que é separar o lixo seco do lixo úmido, a nossa meta é quadruplicar o serviço no município até o final do ano. Atualmente nós coletamos cerca de 110 toneladas por mês e já para março de 2014, este número pode subir para 200 toneladas por mês”, revelou.
Morales informou que mais de 2.500 pontos estão cadastrados na cidade. No Farol são cerca de 200 pontos cadastrados no Verão da Família 2014, com cem contêineres espalhados em toda a orla do balneário campista.
“Nós estamos com uma equipe de 30 pessoas percorrendo os bairros e distritos todos os dias da semana cadastrando novos pontos, além de quatro carros de som divulgando o novo programa e conscientizando a população a participar da coleta seletiva, que gera divisas financeiras arrecadas do governo com o ICMS Verde”, disse.
Hoje, os materiais coletados são doados integralmente à Sociedade de Apoio à Criança e ao Idoso (Saci), ONG administrada por rotaryanos e fiscalizada pela Secretaria Municipal da Família e Assistência Social. Os materiais reciclados passam por uma triagem, pelo processo de prensa e são comercializados, com a renda revertida em alimentos encaminhados às entidades cadastradas. Ele esclareceu que, em breve, serão destinadas cerca de 90 toneladas para a Associação Reciclar, uma cooperativa com 38 ex-catadores do extinto aterro controlado da Codin, que está sendo consolidado no Parque Eldorado, em Guarus.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















