Notícia no detalhe
Saúde: acesso a procedimentos especializados
A Gerência de Serviços Sociais é a referência de atendimento da Secretaria de Saúde para o acolhimento aos pacientes e o acesso deles aos serviços especializados. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, a Gerência abriu 27.108 novos processos administrativos de 2010 a 2013, viabilizando a realização de serviços que o Sistema Único de Saúde (SUS) não oferece em todo o país ou que não tem executor na cidade.
- Trata-se de processos administrativos abertos para a compra de serviços cujo pagamento é feito completamente pela prefeitura, com verba municipal, como exames de cintilografia, eletroneuromiografia, eco stress farmacológico, espirometria, polissonografia, biópsia hepática, glicosímetro e fitas, órteses e próteses, entre outros. O atendimento da Gerência é feito com humanismo e visa garantir a resolutividade dos casos – explicou o vice-prefeito.
Somente no ano passado, o Serviço Social abriu 8.221 novos processos administrativos, ajudando a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas como Geslane Tavares, 21 anos de idade. Ela foi acometida por uma doença crônica e, recentemente, fez transplante de córnea Por causa disso, precisa ir ao Banco de Olhos de Sorocaba (SP) pelo menos 4 vezes por mês.
- O Serviço Social encaminhou todo nosso processo pra gente não perder tempo. O atendimento é ótimo e as consultas da minha filha são todas agendadas pelo TFD (Tratamento Fora Domicílio) - disse o pai da jovem, Jacy Nicácio.
A Gerência de Serviços Sociais está ligada à Diretoria de Auditoria, Controle e Avaliação. Outros procedimentos como colonoscopia, oxigênio domiciliar, teste ergométrico, broncocospia, teste de insulina e ressonância nuclear magnética são autorizados neste setor.
- O processo administrativo é uma forma de garantir o acesso do usuário a esses serviços dentro da lei, pois não é possível utilizar o dinheiro público para esse fim se não for dessa forma e se, antes, não fizermos a cotação de preços no mercado. Sempre explicamos isso aos pacientes e eles entendem a necessidade das exigências para a abertura dos processos - disse a gerente do setor, Márcia Cristina Ferreira.
Márcia afirma que o setor ainda realiza visitas domiciliares, atendendo demandas da própria Gerência e de outros departamentos; marca exames para usuários com dificuldade de andar; acolhe e autoriza tratamentos oncológicos; tria os encaminhamentos para abertura de processos administrativos de cirurgias, materiais cirúrgicos e hospitalares; emite parecer social em processos administrativos; acolhe os usuários do Tratamento Fora Domicílio (TFD); verifica se o usuário está evadindo ao tratamento e contacta o mesmo ou familiares, orientando-os sobre a importância do tratamento; entre outras informações.
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