Notícia no detalhe
Baobá descoberto à margem do Canal Campos - Macaé
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Coppam), professor Orávio de Campos Soares, informou ao secretário do Meio Ambiente, Zacarias de Albuquerque, a confirmação da existência do único exemplar de um baobá (árvore sagrada de origem africana) mapeado por pesquisadores, localizado na semana passada às margens do Canal Campos-Macaé. Orávio solicitou a preservação do espaço onde se encontra o baobá, que, por sua proposta, será submetida ao Conselho, na próxima reunião, propondo o tombamento da árvore como patrimônio Histórico e Cultural do Município.
A descoberta da árvore ocorreu depois de alguns anos de pesquisa. Este é o único exemplar de um baobá (árvore sagrada de origem africana) mapeado por pesquisadores, mas sobre o qual não havia outras referências. Para Orávio, “o momento é para festejar”. O encontro da árvore ocorreu a partir de série de informações contidas no mapeamento realizado pelo viveirista Gilberto de Vasconcelos; descrita pelo guia Luiz Gustavo Pessanha, do Museu Casa de Quissamã, e, após, atualizada pela doutora Tetê Peixoto, da Uenf; e pelo pesquisador Wellington Cordeiro, do Uniflu-Fafic. A notícia, do encontro, em primeira mão, circulou pelas redes sociais.
A árvore - Com sua equipe, e em companhia do pesquisador Wellington Cordeiro e da secretária do Coppam, Maria Lúcia Bittencourt da Fonseca, o presidente verificou que, embora sobrevivendo pelo menos há 170 anos numa área de intenso fluxo de veículos, absorvendo gás carbônico, as condições da árvore oriunda, ainda, da construção do Canal, em 1844, foram consideradas muito boas, mas carentes de alguns cuidados.
O professor Orávio de Campos, citando a obra “Na Taba dos Goytacazes”, de Hervé Salgado Rodrigues, enfatiza que não pode ser considerada coincidência que os únicos dois baobás da região norte-fluminense estejam situados às margens do Canal Campos-Macaé, próximos às propriedades do fazendeiro e autor de “Memória Topográfica e Histórica de Campos dos Goytacazes”, José Carneiro da Silva, o Visconde de Araruama.
É que as obras do Campos-Macaé, iniciadas em outubro de 1844, foram entregues e é bem provável que foram seus escravos encarregados da empreitada e que marcaram suas presenças com o plantio dos baobás. “Afinal, a espécie, registrada pela botânica com o nome de adansônia digitata, foi trazida, como semente, por sacerdotes africanos e foram plantadas em locais específicos para o culto às suas religiões”.
- A árvore está lá, imensa, tronco largo, cheia de flores, frutos e sementes. Um verde mais profundo, no altiplano de sua copa, dá a impressão da existência de uma planta hospedeira. No fundo, indicando o noroeste, o Itaóca, vestido de azul neste tempo de verão, poderia contar histórias que os homens não registraram – disse o professor Orávio de Campos, para salientar a importância de um baobá na planície dos Goytacazes.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2026 19:33:53 Campos conquista dois troféus em edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
- 30/04/2026 19:32:44 FCJOL abre credenciamento para cervejarias artesanais e food trucks no Rock Goitacá
- 30/04/2026 19:25:56 Classificação final para estágio na Procuradoria do Município é divulgada
- 30/04/2026 17:31:48 Dia do Trabalhador: Celebração reúne servidores de diferentes secretarias
- 30/04/2026 15:32:19 Dia do Trabalhador celebrado pelo prefeito Frederico Paes, secretários e convidados
Campos conquista dois troféus em edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
3004 19h32FCJOL abre credenciamento para cervejarias artesanais e food trucks no Rock Goitacá
3004 19h25Classificação final para estágio na Procuradoria do Município é divulgada
3004 17h31Dia do Trabalhador: Celebração reúne servidores de diferentes secretarias
3004 15h32Dia do Trabalhador celebrado pelo prefeito Frederico Paes, secretários e convidados
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















