Notícia no detalhe
Baobá descoberto à margem do Canal Campos - Macaé
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Coppam), professor Orávio de Campos Soares, informou ao secretário do Meio Ambiente, Zacarias de Albuquerque, a confirmação da existência do único exemplar de um baobá (árvore sagrada de origem africana) mapeado por pesquisadores, localizado na semana passada às margens do Canal Campos-Macaé. Orávio solicitou a preservação do espaço onde se encontra o baobá, que, por sua proposta, será submetida ao Conselho, na próxima reunião, propondo o tombamento da árvore como patrimônio Histórico e Cultural do Município.
A descoberta da árvore ocorreu depois de alguns anos de pesquisa. Este é o único exemplar de um baobá (árvore sagrada de origem africana) mapeado por pesquisadores, mas sobre o qual não havia outras referências. Para Orávio, “o momento é para festejar”. O encontro da árvore ocorreu a partir de série de informações contidas no mapeamento realizado pelo viveirista Gilberto de Vasconcelos; descrita pelo guia Luiz Gustavo Pessanha, do Museu Casa de Quissamã, e, após, atualizada pela doutora Tetê Peixoto, da Uenf; e pelo pesquisador Wellington Cordeiro, do Uniflu-Fafic. A notícia, do encontro, em primeira mão, circulou pelas redes sociais.
A árvore - Com sua equipe, e em companhia do pesquisador Wellington Cordeiro e da secretária do Coppam, Maria Lúcia Bittencourt da Fonseca, o presidente verificou que, embora sobrevivendo pelo menos há 170 anos numa área de intenso fluxo de veículos, absorvendo gás carbônico, as condições da árvore oriunda, ainda, da construção do Canal, em 1844, foram consideradas muito boas, mas carentes de alguns cuidados.
O professor Orávio de Campos, citando a obra “Na Taba dos Goytacazes”, de Hervé Salgado Rodrigues, enfatiza que não pode ser considerada coincidência que os únicos dois baobás da região norte-fluminense estejam situados às margens do Canal Campos-Macaé, próximos às propriedades do fazendeiro e autor de “Memória Topográfica e Histórica de Campos dos Goytacazes”, José Carneiro da Silva, o Visconde de Araruama.
É que as obras do Campos-Macaé, iniciadas em outubro de 1844, foram entregues e é bem provável que foram seus escravos encarregados da empreitada e que marcaram suas presenças com o plantio dos baobás. “Afinal, a espécie, registrada pela botânica com o nome de adansônia digitata, foi trazida, como semente, por sacerdotes africanos e foram plantadas em locais específicos para o culto às suas religiões”.
- A árvore está lá, imensa, tronco largo, cheia de flores, frutos e sementes. Um verde mais profundo, no altiplano de sua copa, dá a impressão da existência de uma planta hospedeira. No fundo, indicando o noroeste, o Itaóca, vestido de azul neste tempo de verão, poderia contar histórias que os homens não registraram – disse o professor Orávio de Campos, para salientar a importância de um baobá na planície dos Goytacazes.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa