Notícia no detalhe
Capacitação para condutores de veículos oficiais na areia
Foi realizado nesta segunda-feira (27) no Farol de São Tomé mais um curso de capacitação para condutores de veículos na faixa de areia e na água (no recuo entre 100 e 200 metros da praia). O curso é uma ação da Secretaria de Meio Ambiente, foi realizado na Escola Municipal Cláudia de Almeida, e contou com a participação da Marinha do Brasil, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Instituto Federal Fluminense (IFF); Corpo de Bombeiros Militar-RJ; Projeto Tamar; Guarda Civil Municipal; Secretaria de Serviços Públicos, Praças e Jardins; e técnicos da própria Secretaria de Meio Ambiente.
O objetivo foi enfatizar as normas de segurança ambiental, com ênfase na proteção à vegetação e às áreas de reprodução de tartarugas marinhas e outras normas, como por exemplo sobre o controle da poluição marinha. Oficial e praça da Marinha do Brasil fizeram ampla e esclarecedora palestra sobre as normas de navegação na praia, no que se refere à segurança nas atividades de recreio e da prática de esporte náutico, com foco na integridade física dos banhistas.
A coordenadora do Curso, Izaura Arêas, e a estagiária em Geografia, Tatiane Cardoso Tavares, ministraram palestras sobre procedimentos e normas que regulam a circulação de veículos oficiais (de resgate dos Bombeiros, da fiscalização da Guarda Civil, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Limpeza Pública, do Projeto Tamar, da própria Secretaria de Meio Ambiente em ações de proteção ambiental).
- Os animais marinhos, como as tartarugas, vivem há centenas de anos nesta extensa faixa de areia entre o Farol de São Tomé e a Barra do Furado. Não é possível retirar esses animais, porque estão no território deles, da mesma forma que não há como retirar as pessoas, impedir que as pessoas estejam nesta região. Então é preciso coexistir com o menor impacto possível ao meio ambiente e isso depende da conscientização de cada pessoa -, ensinou Tatiane Cardoso.
Fiscalização foi intensificada desde 2009, confira AQUI:
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda