Notícia no detalhe
Capacitação para condutores de veículos oficiais na areia
Foi realizado nesta segunda-feira (27) no Farol de São Tomé mais um curso de capacitação para condutores de veículos na faixa de areia e na água (no recuo entre 100 e 200 metros da praia). O curso é uma ação da Secretaria de Meio Ambiente, foi realizado na Escola Municipal Cláudia de Almeida, e contou com a participação da Marinha do Brasil, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Instituto Federal Fluminense (IFF); Corpo de Bombeiros Militar-RJ; Projeto Tamar; Guarda Civil Municipal; Secretaria de Serviços Públicos, Praças e Jardins; e técnicos da própria Secretaria de Meio Ambiente.
O objetivo foi enfatizar as normas de segurança ambiental, com ênfase na proteção à vegetação e às áreas de reprodução de tartarugas marinhas e outras normas, como por exemplo sobre o controle da poluição marinha. Oficial e praça da Marinha do Brasil fizeram ampla e esclarecedora palestra sobre as normas de navegação na praia, no que se refere à segurança nas atividades de recreio e da prática de esporte náutico, com foco na integridade física dos banhistas.
A coordenadora do Curso, Izaura Arêas, e a estagiária em Geografia, Tatiane Cardoso Tavares, ministraram palestras sobre procedimentos e normas que regulam a circulação de veículos oficiais (de resgate dos Bombeiros, da fiscalização da Guarda Civil, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Limpeza Pública, do Projeto Tamar, da própria Secretaria de Meio Ambiente em ações de proteção ambiental).
- Os animais marinhos, como as tartarugas, vivem há centenas de anos nesta extensa faixa de areia entre o Farol de São Tomé e a Barra do Furado. Não é possível retirar esses animais, porque estão no território deles, da mesma forma que não há como retirar as pessoas, impedir que as pessoas estejam nesta região. Então é preciso coexistir com o menor impacto possível ao meio ambiente e isso depende da conscientização de cada pessoa -, ensinou Tatiane Cardoso.
Fiscalização foi intensificada desde 2009, confira AQUI:
Últimas Notícias adicionadas
- 25/02/2026 08:02:02 Casa de Cultura abre inscrições para oficinas em Conselheiro Josino
- 25/02/2026 07:56:53 Vagas abertas para Educação de Jovens e Adultos na rede municipal de ensino
- 25/02/2026 07:50:43 Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto na próxima sexta-feira
- 24/02/2026 18:57:35 Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
- 24/02/2026 18:32:46 Segurança e Ordem Pública atua no Santa Rosa pela 24ª edição do Prefeitura em Ação
Casa de Cultura abre inscrições para oficinas em Conselheiro Josino
2502 07h56Vagas abertas para Educação de Jovens e Adultos na rede municipal de ensino
2502 07h50Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto na próxima sexta-feira
2402 18h57Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2402 18h32Segurança e Ordem Pública atua no Santa Rosa pela 24ª edição do Prefeitura em Ação
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Inscrições para o concurso público da Educação prorrogadas até 3 de fevereiro
3Servidores municipais recebem pagamento de janeiro nesta sexta-feira
4Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
5Inscrições abertas para o Seminário de Volta às Aulas na Educação de Campos
6Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro






















