Notícia no detalhe
FortaleSer: prevenção e combate ao abuso e exploração de menores
Equipes do Programa Municipal FortaleSer, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), realizaram uma ação de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de menores, na Rodoviária Roberto Silveira, na tarde desta sexta-feira (24). A ação também foi desenvolvida em outros pontos do município e objetiva informar a população sobre o problema e conscientizar acerca da importância da denúncia. Os profissionais distribuíram panfletos, explicando como se caracteriza o abuso e a exploração sexual, sinais que crianças e adolescentes apresentam quando estão sendo abusados sexualmente ou sofrendo violação sexual e ainda o Disque 100, para as denúncias.
Na ação, os técnicos divulgam que “abuso e exploração sexual é crime” e convocam a sociedade com a frase “Não se cale; você é responsável”. “Para cada caso denunciado, 10 outros não são informados. Atualmente, temos 400 vítimas em atendimento, com uma média de 10 casos novos por mês. Todos devem denunciar, através do Disque 100, dos Centros de Referência da Assistência Social (Creas), ou dos Conselhos Tutelares. Qualquer pessoa pode denunciar e com a segurança do anonimato, da preservação do sigilo”, contou a vice-presidente da Fundação, Regina Pacheco.
A coordenadora do Programa FortaleSer, Valéria Peçanha, disse não se tratar de uma ação pontual e que, neste sábado (25), a partir das 9h, o trabalho será repetido no portal de Farol de São Tomé. “Vamos adesivar veículos e passando as orientações a veranistas e turistas. Atuaremos durante todo o ano em escolas municipais e estaduais e com ações em distritos e localidades. É importante darmos continuidade a esse trabalho, pois ainda há muita gente que tem medo de denunciar e muitos responsáveis que param de participar do acompanhamento dado pelo programa, por se sentirem coagidos. Nossa média mensal de atendimento no programa é muito alta, de 30 a 40, e sabemos que muitos casos não chegam até nós”, falou.
Conforme as técnicas, em maio, a Fundação realizará uma Semana de Sensibilização e Conscientização da Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O FortaleSer é um programa de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, que presta acompanhamento social, psicológico e pedagógico a menores de 18, que sofrem violação de direitos.
- O FortaleSer atua em duas frentes. Primeira, com apoio e tratamento imediato ao menor vítima de violência sexual e sua família. Lembrando que essa violência pode ser física e psicológica. A segunda frente é na prevenção, com palestras e seminários em escolas, creches e outras instituições, criando reflexões sobre a questão da pedofilia e a necessidade da denúncia -, contou o presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional