Notícia no detalhe
Educação de Jovens e Adultos em 26 escolas municipais
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), que integra o processo educacional da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Smece), atualmente funciona em 26 escolas da rede municipal de ensino, atendendo a 3.500 alunos. A EJA faz parte da educação básica e é direcionada a alunos que tenham mais de 15 anos e que não puderam estudar na época certa.
As aulas são noturnas. “Estamos programando as aulas da EJA em horários diurnos também, porque muitos jovens e adultos não podem estudar à noite”, informa a coordenadora da EJA, Rutilane Alves.
Estão inseridos na Educação de Jovens e Adultos, o Programa Brasil Alfabetizado e o Projovem Urbano. De acordo com Rutilane, estes programas fortalecem a EJA, ajudando na erradicação da baixa escolaridade.
A principal proposta da EJA é promover o resgate da cidadania, dando às pessoas o direito de prosseguir seus estudos. “A Educação de Jovens e Adultos é para as pessoas que tiveram negada a oportunidade de estudar. Esta modalidade oferece o direito ao estudo, que foi negado às pessoas, em alguma época”, disse Rutilane.
A Educação de Jovens e Adultos é composta por nove fases. A primeira corresponde à alfabetização e a última fase, ao 9º ano do Ensino Fundamental, que é a antiga 8ª série. Um ano de estudos da EJA corresponde a dois anos de estudos no sistema convencional de ensino.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
- 14/05/2025 13:23:08 Adote um Amigo de 4 Patas: feira de adoção e vacinação de volta ao Partage
- 14/05/2025 11:33:04 Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
1405 13h23Adote um Amigo de 4 Patas: feira de adoção e vacinação de volta ao Partage
1405 11h33Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado