Notícia no detalhe
EcoTur em Farol nos fins de semana do Verão da Família 2014
Na manhã deste domingo (12), os veranistas puderam conhecer um pouco mais sobre a história de Farol de São Tomé no EcoTur 2014, uma parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente com a Sala Verde, do Instituto Federal Fluminense (IFF). Quinze pessoas inscritas previamente seguiram o roteiro elaborado pelos alunos do curso de Licenciatura em Geografia do IFF, passando pela Igreja Nossa Senhora das Rosas, Cruzeiro, Restinga do Xexé, Parque Estadual Lagoa do Açu, finalizando no mangue Maria Rosa. O EcoTur é gratuito e acontece todos os domingos de verão, com saída às 9h do stand da Secretaria de Meio Ambiente, na orla da praia campista.
O passeio foi acompanhado pelo coordenador de planejamento da pasta, Carlos Ronald Macabu, por dois guardas-parque do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e por duas alunas do 7º período do curso de Licenciatura em Geografia. Enquanto o ônibus passava pelos pontos turísticos da região, algumas curiosidades sobre a área eram apresentadas pelos guias. Segundo Leidiana Alonso Alves, aluna de Geografia e pesquisadora da Sala Verde do IFF, é o 4º ano consecutivo que esse trabalho é realizado no Farol de São Tomé e o principal objetivo é fazer com que moradores e turistas possam estar mais informados sobre a história da região, além de incentivar a preservação do meio ambiente.
- Esse trabalho é de suma importância, porque temos a oportunidade de mostrar as áreas pouco conhecidas do Farol e também, é claro, de trocar experiências. Muitas pessoas que fazem o EcoTur já moraram no Farol e tem suas histórias para contar e nós damos esse espaço a elas – explicou Leidiana.
Para a professora de Educação Física Marcela Brito, 49 anos, o passeio tem valor histórico e educacional. “Eu dou muito valor à natureza e ao meio ambiente em geral e esse tipo de trabalho mostra à população a importância de cuidar bem do nosso patrimônio natural”, falou Marcela, que mora no Rio, mas tem uma casa no Farol onde passa todos os verões. “Este ano trouxe meus amigos de Minas Gerais, que também se interessaram muito pelo EcoTur”, disse.
A cada domingo, o roteiro do passeio muda, dando a oportunidade das pessoas conhecerem lugares diferentes da região do Farol de São Tomé. Para participar, é necessário que seja feito um agendamento pelos telefones (22) 2738-3355 e 2738-1096, com Ana Cristina ou Sergio Faria.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/04/2026 09:59:49 Lançado o projeto Cidadania 21 – Educação Digital e Midiática, com apoio do MPE
- 11/04/2026 09:48:33 Equipe do HSJ recebe treinamento sobre precaução de contato
- 11/04/2026 08:29:08 Conselheiros tutelares recebem treinamento do Módulo Ensino do Suap
- 11/04/2026 08:05:21 Seduct convoca servidores estatutários para exame periódico
- 10/04/2026 19:14:01 Prefeitura em Ação chega à 25ª edição neste sábado no Parque Aurora
Lançado o projeto Cidadania 21 – Educação Digital e Midiática, com apoio do MPE
1104 09h48Equipe do HSJ recebe treinamento sobre precaução de contato
1004 19h14Prefeitura em Ação chega à 25ª edição neste sábado no Parque Aurora
1104 08h29Conselheiros tutelares recebem treinamento do Módulo Ensino do Suap
1104 08h05Seduct convoca servidores estatutários para exame periódico
Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
2Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
3Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
4Dia D de Mobilização abre campanha de vacinação contra gripe sábado em Campos
5Concurso da Educação de Campos é retomado com cronograma definido
6Prefeitura antecipa pagamento dos servidores em comemoração ao aniversário de Campos




















